A Prefeitura de Natal iniciou no sábado (11) uma operação para fiscalizar bebidas alcoólicas comercializadas na cidade. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária (VISA Natal) em parceria com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), busca prevenir a venda de produtos adulterados, principalmente com risco de contaminação por metanol, substância que pode causar intoxicação grave e até a morte.
No primeiro dia, equipes estiveram em bares, restaurantes, shoppings e casas noturnas. No domingo (12), a fiscalização foi direcionada a hotéis. De acordo com Rafaela Masera, chefe da VISA Natal, a operação seguirá até sexta-feira (17) e inclui ações de orientação e conscientização sobre a segurança das bebidas.
Durante a fiscalização, os agentes conferem a origem dos produtos, a rotulagem, a regularidade das embalagens e selos, registros no Ministério da Agricultura e as condições de armazenamento.
A ação conta ainda com o apoio do Procon Natal e Procon RN, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). O objetivo é proteger consumidores e prevenir fraudes no comércio de bebidas alcoólicas.
