Polícia

Presos são flagrados tentando fraudar Encceja no RN

Dezesseis detentos do regime fechado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) foram flagrados nesta terça-feira (23) tentando fraudar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. Os internos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Federal e deverão responder pelo crime de falsa identidade.

O flagrante ocorreu durante a conferência de identificação feita por policiais penais. A apuração apontou que presos com maior grau de escolaridade realizariam a avaliação no lugar dos candidatos regularmente inscritos. A aprovação no exame garante não apenas o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, mas também a possibilidade de reduzir a pena em até 100 dias.

Na Polícia Federal, os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A prática de atribuir a si ou a terceiros falsa identidade pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano.

No Rio Grande do Norte, 3.539 internos se inscreveram no Encceja PPL 2025, sendo 2.211 para o Ensino Fundamental e 1.328 para o Ensino Médio. As provas foram aplicadas em 20 unidades prisionais do estado.

Promovido pelo Inep, o exame é gratuito e oferece a pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada a oportunidade de obter certificação escolar. No caso das unidades prisionais, o Encceja funciona como instrumento de ressocialização e reintegração social.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support