Orçamento

RN é penúltimo no ranking nacional de gastos em saúde

O Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição no ranking nacional de investimentos próprios em saúde e é o último colocado entre os estados do Nordeste. Os dados, referentes a maio deste ano, são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos do Ministério da Saúde e foram destacados nesta terça-feira (26) pelo Ministério Público do RN (MPRN).

Diante da situação, o MPRN ingressou com uma ação judicial para garantir o abastecimento imediato de insumos e medicamentos nos hospitais estaduais. Segundo o órgão, a baixa aplicação de recursos, somada a um déficit de mais de R$ 141 milhões que deixaram de ser repassados pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) ao Fundo Estadual de Saúde, são os principais fatores para a crise enfrentada pela rede pública.

A secretária-adjunta de Saúde, Leidiane Fernandes de Queiroz, reconheceu as dificuldades e atribuiu o problema ao aumento no número de leitos e cirurgias. “Abrimos muitos leitos de UTI, ampliamos muito as cirurgias. A gente não pode parar esse crescimento e nem deixar que as nossas unidades sofram com isso”, afirmou.

Segundo o Ministério Público, o contingenciamento realizado pela Sefaz resultou no déficit acumulado de R$ 141 milhões apenas entre janeiro e maio de 2025, valor que deveria ter sido repassado conforme previsto na Lei Orçamentária Anual

*Com informações do G1

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support