A partir desta terça-feira (5), as manobras de liberação das águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte foram oficialmente iniciadas. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a operação faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e percorre um trajeto de aproximadamente 412 quilômetros até alcançar o território potiguar.
A água foi captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), e às 8h começou a sair da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). Até esse ponto, o percurso somou 239 km pelas estruturas do PISF.
No dia 6 de agosto, a água chegará ao Túnel Engenheiro Avidos (PB), com uma vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s serão destinados ao Rio Grande do Norte. Em seguida, no dia 8 de agosto, a liberação avança até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), completando mais 25 km de percurso.
A chegada das águas à divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte está prevista para ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto, após um trajeto de mais 127 km. A vazão nessa fase será de 13 m³/s, sendo 8 m³/s do projeto de integração e 5 m³/s da vazão natural do rio Piranhas-Açu.
