O prefeito de Equador, Cletson Rivaldo de Oliveira, e o vice-prefeito Caio Ferreira tiveram os mandatos cassados por decisão da Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (1º). A sentença foi assinada pelo juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior, que também decretou a inelegibilidade de ambos por oito anos.
A decisão é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apontou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o pleito de 2024.
De acordo com a Justiça, Cletson Oliveira operava, junto com Eldrin Wenceslau Diniz Falcão Silva, o perfil anônimo “O Sincerão” (@sincerao_o) no Instagram. O perfil era usado de forma sistemática para atacar e difamar adversários políticos, com conteúdo ofensivo e falso.
A quebra de sigilo telemático autorizada pela Justiça comprovou que o perfil foi acessado a partir de dispositivos vinculados ao próprio prefeito. Segundo a sentença, o conteúdo publicado extrapolava os limites da crítica política, atingindo alta gravidade em um município com pouco mais de 5 mil eleitores.
A decisão também reconheceu abuso de poder político por meio do uso da máquina pública para coagir e manipular eleitores. A Prefeitura de Equador teria contratado centenas de cooperados por meio de cooperativas de trabalho, elevando consideravelmente as despesas no ano eleitoral.
A decisão ainda cabe recurso.
