Caicó

Justiça suspende envio de adolescentes para centro socioeducativo do RN

Inspeções realizadas no local constataram riscos à integridade física e psicológica dos adolescentes internados e dos servidores que atuam na unidade.

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a suspensão do envio de novos adolescentes em conflito com a lei para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caicó, na região Seridó. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público e da Defensoria Pública, que apontaram graves irregularidades na unidade.

Inspeções realizadas no local identificaram falhas estruturais, sanitárias e de segurança, além de relatos de alimentação insuficiente para os internos. Também foram constatados riscos à integridade física e psicológica dos adolescentes e dos servidores que atuam na unidade.

Segundo a decisão, a precariedade das condições viola direitos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que asseguram tratamento digno e adequado a jovens submetidos a medidas socioeducativas.

O Governo do Estado foi intimado a apresentar, em até 10 dias, um cronograma detalhado para reforma da unidade. Até que as melhorias sejam feitas, a entrada de novos adolescentes no Case de Caicó está proibida.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase), responsável pela administração da unidade, informou que ainda não foi oficialmente notificada da decisão.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support