Projeto no RN prevê lançamento de 12 nanossatélites a partir de 2027
A iniciativa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (29), durante o I Workshop da Constelação Potiguar
Um novo projeto no Rio Grande do Norte pretende desenvolver, construir e lançar 12 nanossatélites que atuarão no monitoramento do território potiguar a partir de 2027. A iniciativa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (29), durante o I Workshop da Constelação Potiguar, realizado na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
O Projeto Constelação Potiguar tem como objetivo usar os nanossatélites para aplicações práticas e de impacto social significativo, como monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos, apoio à economia do mar e prevenção de desastres naturais.
De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), os nanossatélites são pequenos satélites artificiais com massa inferior a 10 kg — em muitos casos, pesando menos de 1 kg. Eles possuem estruturas compactas e formatos padronizados, geralmente em formato cúbico, conhecidos como cubesats.
Os modelos desenvolvidos no Rio Grande do Norte terão cerca de 30 centímetros de altura e devem ser lançados do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, na Grande Natal.
