Cosern marca cabos com tinta inteligente para combater furtos
De janeiro a abril deste ano, foram registrados furtos que afetaram 110 mil clientes em todo o estado, segundo a concessionária.
A Neoenergia Cosern iniciou a aplicação de uma tinta inteligente nos cabos da rede elétrica no Rio Grande do Norte. A medida tem o objetivo de reduzir os casos de furto de cobre, metal que tem sido alvo frequente de criminosos e já deixou mais de 100 mil pessoas sem energia apenas em 2025.
A tinta contém micropartículas com nanotecnologia que se fixam ao cobre e permanecem no material mesmo após ele ser triturado ou derretido. O uso da substância permite a identificação do metal e dificulta a revenda ilegal. A ação começou pelos municípios mais afetados do estado: Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau e Guamaré.
De janeiro a abril deste ano, foram registrados furtos que afetaram 110 mil clientes em todo o estado, segundo a concessionária. O número representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. As interrupções de energia causadas por esses crimes duram, em média, nove horas e afetam diversos setores, como residências, hospitais, escolas, delegacias, salinas e parques eólicos.
Somente neste ano, 50 boletins de ocorrência foram abertos e os dados são repassados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Em 2024, o estado registrou 1.678 ocorrências de furto de cabos nas redes de baixa, média e alta tensão — um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Ao todo, 49 toneladas de cobre foram levadas e cerca de 529 mil pessoas ficaram sem energia, crescimento de 153% comparado a 2023.
Além da tinta inteligente, a distribuidora também tem substituído o cobre por cabos de alumínio, menos atrativos para furtos. Uma das linhas de alta tensão entre Areia Branca e Mossoró já teve todo o cobre trocado por alumínio em 2024. Agora, os trabalhos estão concentrados na linha entre Macau e Guamaré, que já teve 60% da extensão modificada.
