Levantamento

81% das infecções de Covid-19 são de casos leves

Estado oferece capacitação para melhorar atendimento nos municípios, que deve prestar assistência à maioria das notificações

Levantamentos epidemiológicos da pandemia da Covid-19 mostram que 81% dos infectados têm casos leves e devem ser tratados na atenção primária à saúde, serviço de responsabilidade dos municípios.

Nesse sentido, além da ampliação de leitos – que já somam mais de 500 entre UTIs e clínicos – o Governo do Estado realiza um conjunto de qualificações e capacitação de pessoal para a rede pública hospitalar.

Atualmente está sendo realizado curso de qualificação em manejo respiratório em dez unidades hospitalares. “A atenção primária à saúde é fundamental dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Maura Sobreira, subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Maura Sobreira explicou que o Governo estadual articula e coordena as ações da política estadual de saúde e oferece capacitação aos municípios. “Para prestar um melhor serviço público de saúde, é importante fortalecer a atenção primária, que é prestada pelos municípios”.

Ainda no apoio às prefeituras municipais, o Governo do RN firmou parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, para lançar edital para curso de especialização em Saúde da Família com a finalidade de capacitar 720 profissionais da atenção primária nos municípios.

A administração estadual também está contratando temporariamente 20 profissionais em vigilância sanitária para reforçar as ações em todas as regiões. Há também esforço no aumento da testagem – mais de 150 mil testes sorológicos e moleculares já foram realizados – para acompanhar a situação real da pandemia no RN.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support