LATA DE TALCO E BATENDO NA LATA

Bons tempos aqueles dos carnavais das antigas quando, em grupos, munia-se de uma lata de talco para jogar nos amigos e, junto com eles, aproveitava a lata vazia do querosene para fazer a batucada. Alguns integrantes do grupo era um olho na mão que trazia o talco e o outro no início da rua. E eu explico: Éramos todos crianças e, alguns, tinham medo da outra atração do carnaval que resiste até os dias de hoje, o urso. Era carreirão feio para dentro de casa quando se ouvia o grito – Lá vem o urso!!, daí por diante era gozação total contra o cabra frouxo, no caso, o jovem folião assustado.

Enfim, ficaram as boas lembranças da lata de talco e do batuque na lata vazia de querosene que se transformava em tambor. Tudo no ritmo do: “Bate, bate, bate. Bate na lata, bate, bate, bate, se não tem tamborim. Bate, bate, bate. Bate na lata, bate, bate, bate, carnaval é assim”. Que assim seja o seu e o nosso carnaval, carregado de inocência e alegria. Embora na folia essa seja uma atração quase impossível. Fica o sonho e o desejo.

FOLIA DE MOMO

Ainda falando no reinado de Momo, não podemos esquecer que mais uma vez estamos cheios de restrições. Embora seja algo muito estranho falar em restrições em pleno carnaval. Porém, como a questão é de saúde e vida, vamos sim vestir novamente a fantasia da prudência e evitar que tenhamos novo surto em relação a pandemia da Covid-19 e até na questão da gripe que, embora tenha diminuído, ainda persiste entre nós.

Isso imposto, reforçamos, a pandemia nos obriga a manter algumas restrições. Como também somos conscientes que muita gente vai cair na folia, essas pessoas poderiam, se possível, adotar os cuidados da máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos. Como sei que os leitores do portaldorn.com são pessoas conscientes, vamos nós adotar esses procedimentos e esperar por um ambiente mais saudável no próximo carnaval.

RELACIONAMENTO NÃO É POSSE

Nos últimos dias temos acompanhando com muita tristeza e decepção com o ser o humano, um certo crescimento na violência doméstica. Seja do homem contra a mulher, o mais comum, ou em sentido contrário que também existe, não se justifica. Não tem como explicar o ato de bater ou, o pior de tudo, a ação extrema de matar. Digo isso para afirmar que relacionamento não é posse. Ninguém é dono de ninguém.

É algo totalmente estupido e consequentemente criminoso saber que um casal vive esse tipo de situação. Amigo ou amiga, se não é possível seguir com o relacionamento, é possível sim cada um seguir e reconstruir a sua vida. No mais, se não querem assim proceder, que as punições sejam cada dia mais duras e assim, quem sabe um dia, as pessoas pensem melhor antes de cometer qualquer tipo de agressão no ambiente doméstico. Leiam e pensem nisso.

CUIDANDO DO PATRIMÔNIO

Fábio Farias vai cuidar do patrimônio da família. Permanecerá no Ministério das Comunicações até o final do governo Bolsonaro e depois engrenará como empresário. Bem pensado. Essa é uma das justificativas apresentadas junto com a informação de sua desistência em concorrer ao senado federal. Resolveu cuidar da sua vida e apoiar o ministro Rogério Marinho. Bom, essas são as decisões no campo pessoal, mais, além da questão política tem também outros motivos também no aspecto administrativo.

Um deles, disse o ministro, desistiu da disputa por entender que seu maior legado será a entrega do 5G nas 27 capitais, que ocorrerá em julho. Já na condição de candidato ele teria que se afastar do cargo em abril, respeitando a legislação eleitoral, ou seja, seis meses antes da data do pleito. Ele acrescentou ainda um projeto e uma missão para desistir de concorrer a uma vaga no senado. O projeto, segundo Fabio Faria é reeleger o presidente Bolsonaro. Já a sua missão e do seu colega ministro candidato ao senado, Rogério marinho, vou usar as palavras dele: “A nossa missão é tirar essa governadora mentirosa”, fazendo menção a Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte. Quanto as empresas não sei, porém os demais projetos e missões na área política, não serão nada fáceis.

LEQUE DO RETROVISOR

Alguns coleguinhas da mídia se esforçam para detonar o passado e esquecem das cobranças do presente. É a turma do panfleto a serviço de grupos políticos, não importa qual o pé deu o primeiro passo, se o pé da direita ou da esquerda, as atitudes só confirmam a história da farinha, embora eu não comungue com a ideia de que todos são do mesmo saco. Aquilo que se via com maior frequência em alguns cenários municipais, agora também é visto no ambiente estadual.

Para tentar justificar a inércia de algumas ações da gestão atual no Rio Grande do Norte, setores da mídia, claro, todos certamente bem pagos, vão gastando tinta para apontar gestões anteriores que deixaram de fazer ou arrombaram os cofres do erário. Chega de tanta balela, se você pediu o voto e apresentou um plano de governo, faça diferente daquilo que perde tempo apontando como errado. Mostre para os seus opositores que vocês não são iguais, ou seja, não são farinha do mesmo saco.

PLANTE UMA ÁRVORE

Existe uma tese que diz, com objetivo de oferecer maior sentido à vida, que você precisa plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Bom, para o planeta continuar existindo, entre outras providências, para que você possa ter um bom lugar para ter um filho e escrever um livro, seria prudente mesmo partir para a prática e plantar uma árvore. Do contrário pode não existir o planeta onde criar o filho e partir para o mundo das escritas em livro. Em Mossoró isso pode ser possível graças a iniciativa da prefeitura que vem distribuindo nos finais de semana mudas de diferentes espécies.

De acordo com o programa, as mudas são distribuídas no Marque Municipal Professor Maurício de Oliveira as sextas-feiras e sábado, das 8:00 às 11:00, como parte das políticas de incentivo à arborização e promoção da educação ambiental no município. No local uma equipe do programa “Mossoró Verde” faz a entrega da muda após um rápido cadastro. Além desse ponto fixo, a prefeitura também promove visitas nos bairros e zona rural do município.

 

MENSAGEM

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.  Sócrates

 

APENAS SESSENTA POR CENTO

A notícia, não tem como deixar de reconhecer, é boa. Principalmente para a saúde das mães e dos seus filhos. Estou falando da construção do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, na cidade de Mossoró-RN. Na última semana assessores do governo do Estado estiveram na cidade e fizeram maior festa para dizer que, depois de tantos anos em obra, o serviço chegou a 60% (sessenta por cento). Vamos lembrar que a obra começou no governo Rosalba Ciarlini, passou por Robinson Faria e chegou agora ao último ano da gestão Fátima Bezerra e, pasmem, não foi concluída.

Por isso, fazer festa com a obra inacabada e com pouco mais de sua metade concluída, é muita cara merecendo óleo de peroba. Eu pensei que o atual governo chegaria no ano de sua tentativa de reeleição com tudo pronto e, melhor ainda, funcionando. Mas, enquanto existir vida teremos também esperança, um dia essa obra será concluída e as mães de Mossoró e região poderão usufruir, assim esperamos, de sua boa assistência.

ATLETAS SE MANIFESTAM

Enquanto no Brasil o ex-jogador Casagrande resolve ocupar espaço na mídia nacional para criticar atitudes do ex-colega e dizer que não é amigo de Neto, assim como o comentarista também ex-jogador do Corinthians, pelo mundo existem atletas mais preocupados com assuntos sérios. Como é o caso da guerra entre Rússia e Ucrânia. Dois ídolos mundiais do esporte resolveram se manifestar sobre esse problema que preocupa a humanidade.

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, atacante do Manchester United, e o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, da Mercedes, foram as redes sociais pedir paz. Os dois disseram que estavam rezando pela paz em nosso mundo e que, todos nós, precisamos criar um mundo melhor para as nossas crianças. Pode parecer pouco, mas para quem fala e faz o apelo, a mensagem se torna muito forte e importante nesse momento. Que o exemplo dos dois sejam seguidos por todos aqueles que, graças as suas profissões e talento, despertam o carinho e o respeito do povo e, quem sabe, de algumas autoridades também.

ADMINISTRAR UMA BIROSCA

A chamada acima poderia ser também algo do tipo, “Vendendo a Alma ao Diabo”, ou seja, para conseguir se dar bem na vida tem gente que passa até por cima da mãe. Feito esse preâmbulo quero me reportar a mudança repentina de discurso do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). O sujeito é experto, ou metido, e alterou sua visão quando dizia que a governadora Fátima Bezerra (PT) não sabia administrar uma birosca taxando-a de uma péssima gestora. Eis que, a varinha mágica da busca pelo poder mudou tudo e Fátima hoje é extraordinária. Para ele, é claro.

Pois é, sonhando com o senado e os votos do PT que a governadora possa transferir, o ex-alcaide da capital potiguar mudou seu discurso passando a definir Fátima Bezerra com governadora competente e, fica a impressão após ouvir seu novo discurso, que o Rio Grande do Norte passou a existir no mapa depois que ela assumiu o comando. E o pior de tudo é que ele pode conseguir seus objetivos, o eleitor acaba embarcando na canoa de um único navegador.

DICA LEGAL – DIREITO DO PASSAGEIRO

Pelo Brasil afora existem alguns escritórios de advogados com atuação específica nas questões ligadas ao direito do passageiro aéreo, quais sejam, aqueles que optam em pegar um avião para o seu deslocamento considerado mais longo ou, apenas, por querer e ter a necessidade de chegar rápido ao seu destino. Claro que alguns problemas acontecem, entre eles, o indesejado atraso de voo que pode até resultar em seu cancelamento.

Nossa dica legal desta edição nos mostrará um caminho a ser buscado, ou melhor, a novidade para esse ano em relação ao tema. Vamos saber o que diz a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil. A novidade é, tendo como base essa Resolução de número 400/2016, a partir de 1º de janeiro de 2022, se a empresa cancela o voo, os passageiros têm direito de escolher entre reacomodação, reembolso integral do valor pago ou execução por outras modalidades. Isso é o que diz a nova medida. Vamos lembrar que as empresas podem também responder por danos morais. Então, no fique voando no assunto, pouse firme em seus direitos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support