53 anos de história ESAM-UFERSA: a UFERSA faz 15 anos

Dos rincões do semiárido para o mundo, a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, precisa de muitas linhas para registrar sua gênese, sua trajetória de vida e um legado para a humanidade, direto do enigmático país de Mossoró.

“Nas crônicas da gente brasileira, queremos um lugar pra Mossoró. Cidade centenária e pioneira desbravadora do ínvio Sertão. Sofreram os seus filhos a canseira, viveram na esperança a vocação”. (trecho do hino de Mossoró), que traduz muito bem o percurso de muitos passos , o trabalho de muitas mãos e a força incalculável dos que fizeram acontecer do sonho até a realidade.

A realidade inebriada pela ousadia, perspicácia e determinação de muitas vidas aliadas e alinhadas com o trabalho sério, comprometido com o semiárido trouxeram impactos com relevância e magnitude, no campo da ciência. Afinal, a imortalidade do conhecimento atravessa gerações e metamorfoseia à sociedade por meio da educação.

Os lauréis, pertencentes aos 48 anos de existência, só podiam produzir um resultado com a envergadura que a UFERSA possui.

Nessa ávida terra dos Monxorós, o pioneirismo é a sua âncora.  Pois, só mesmo na conquistadora Mossoró, teríamos uma Universidade que já nascia grande, forte e como única para o referencial semiárido.

A Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA com idade nova, faz seu rito de passagem para a mais bela idade: seus 15 anos. Com 53 anos de história, Mossoró tem sempre algo a mais para contar ao mundo!

Vida longa, muita prosperidade na ciência, impactos positivos na convivência com o desafiador semiárido, estratégias para crescer e vencer os desafios acadêmicos de cada dia, saúde e paz, é o nosso desejo para a UFERSA.

Parabéns, Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e sobre Mossoró faço minha as palavras de Câmara Cascudo: “quem não tiver debaixo dos pés da alma, a areia de sua terra, não resiste aos atritos da sua viagem na vida, acaba incolor, inodoro e insípido, parecido com todos”.

Mais uma vez, pelos seus 15 anos, parabéns UFERSA!

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...