Preparativos

25 anos do Mossoró Cidade Junina começa a ser planejado

Artesãos e quadrilheiros são os primeiros segmentos a serem ouvidos para emitirem sugestões para o evento do próximo ano

No próximo ano, o Mossoró Cidade Junina completará 25 anos de criação, sendo formalizado com o maior evento cultural do município. E para comemorar as duas décadas e meia de sucesso, a Prefeitura de Mossoró através da Secretaria Municipal de Cultura planeja a realização do maior evento já registrado ao logo desses 24 anos.

O Mossoró Cidade Junina 2022 já está sendo planejado e elaborado. Os artesãos e os quadrilheiros que atuam em quadrilhas juninas, do município são os primeiros segmentos da cultura e do turismo a serem ouvidos pela Prefeitura de Mossoró. Os seguimentos estão sendo convocados para contribuir com o processo de elaboração e planejamento do evento do próximo ano. Hoje, 27, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e instituições parceiras iniciaram uma série de oficinas para fazer um diagnóstico e traçar oportunidades de negócios dentro do MCJ.

A pretensão da Secretaria Municipal de Cultura é que até agosto, todas as categorias envolvidas no Cidade Junina participem dos debates e oficinas. As discussões permitirão solucionar fragilidades e impulsionar os negócios e contribuir para que o evento permaneça na lista das maiores festas juninas do país.

A previsão da Prefeitura de Mossoró é que a edição comemorativa de 25 anos seja presencial. Para isso está sendo planejada possibilidades para que seja montada a maior estrutura já vista em 24 anos. Para preparar e planejar a festa de 25 anos do MCJ, os trabalhos já foram iniciados pela Secretaria de Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT) por meio de um grupo de trabalho no Conselho Municipal de Turismo, que reúne várias entidades e instituições.

De hoje, 27, até o dia 19 de agosto, estão previstas a realização de oito oficinas com participação de artistas, artesãos, empresas do ramo de turismo e hotelaria, vendedores ambulantes, barraqueiros, profissionais do setor de transporte, dentre outros. O objetivo é promover o debate sobre o assunto com as cadeias de cultura e turismo do município.

O grupo de trabalho “Negócios para o Mossoró Cidade Junina 2022” reunirá os segmentos diretamente envolvidos no MCJ para definir quais oportunidades de negócios devem ser promovidas no evento, além da identificação de gargalos de edições anteriores que impactam negativamente no Cidade Junina.

O Secretário Municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, explica que neste momento estão sendo planejadas ações com as cadeias produtivas para que o evento do próximo ano seja concretizado e fique marcado como o maior já realizado até aqui. “Nesse momento estamos trabalhando com a cadeia produtiva do turismo envolvida no Cidade Junina com objetivo principal é como se dará essa relação do turismo com o Cidade Junina, objetivando capacitar a todos os segmentos que fazem parte desse processo para que a gente tenha um projeto do Cidade Junina 2022 todo atualizado”, reforçou.

Etevaldo também ressaltou a importância de iniciar o planejamento agora para que possa ser feito um balanço e captar novas ideias. “Com as oportunidades, ameaças, potencialidades e fragilidades. Estamos nesse momento, realizando as oficinas para que possa ser feito um balanço, especialmente hoje com os artesãos e com os quadrilheiros. Identificamos 11 segmentos da cadeia produtiva e realizaremos nas próximas semanas nas terças e quintas-feiras essa formação. Vamos identificar as fragilidades e potencialidades para construir um relatório que será consolidado no âmbito do Conselho Municipal de Turismo para que possamos incluir as sugestões dentro do projeto do Cidade Junina 2022”, detalhou Etevaldo.

Secretário Municipal de Cultura, Etevaldo Almeida
Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support