Extensão

Uern realizará palestras sobre cadeirantes

Projeto tem como objetivo levar a sociedade a reflexão sobre a problemática enfrentada por quem usa cadeira de rodas

O projeto de extensão “Histórias em cadeira de rodas – narrativas de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física pelo direito à educação e à inclusão”, inicia amanhã, 25, ciclo de palestras sobre temas voltados para pessoas com deficiência física. O projeto, coordenado pela Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN), terá início às 14h, e abordará “Liberdades fundamentais – pessoa com deficiência, inclusão social e cidadania” e “Trajeto de vida de uma cadeirante na universidade”.

Os eventos serão abertos ao público em geral, e o ciclo de 18 palestras será realizado até dezembro deste ano. O objetivo central é compartilhar, por meio de rodas de conversa em palestras e mesas-redondas, experiências narrativas relacionadas à quebra de barreiras para a inclusão.

Todos os encontros terão como base a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência. E as histórias de vida, com base nos desafios e possibilidades narradas por pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas.

A primeira palestra, que será realizada amanhã, 25, será proferida pelo procurador geral de Mossoró, Raul Nogueira Santos. Em seguida, a assistente social Camila Morais da Rocha irá ministrar o segundo encontro. Para a diretora do Dain e coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Aguiar, é muito relevante essa possibilidade de compartilhar as histórias de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física/cadeirantes, com vistas à autonomia e independência.

De acordo com a professora, o projeto incentiva a sociedade a refletir. “Isso possibilita a reflexão sobre a responsabilidade da sociedade com vistas à quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e conceituais, fortalecendo a acessibilidade e instigando o debruçamento diário para a realização e consolidação de ações que levem à garantia do direito de todos e todas” destacou Ana Lúcia Aguiar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support