Extensão

Trabalho doméstico será tema de projeto da Uern

Um ensaio aberto via Google Meet será exibido na tarde de hoje, 28, onde o tema será abordado em forma de teatro

A Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN) vai promover na tarde de hoje, 28, o Projeto de Extensão Teatro Imagem na Sala de Aula. A exibição está marcada para às 16h pela plataforma Google Meet com acesso aberto para a comunidade em geral.

O projeto ensaio aberto será exibido em formato de Telenovela do Oprimido intitulada “Trabalha ou é só dona de casa?”. A apresentação cênica tem o intuito de debater sobre os desafios e lutas diárias das mulheres diante do trabalho doméstico.

O Prof. Dr. Hélio Rocha de Lima, coordenador do projeto de extensão, convida a todos da comunidade acadêmica e da comunidade externa para assistir ao ensaio. O momento será um ótimo espaço de entretenimento cultural e de aprendizado. O link para o acesso ao ensaio aberto será disponibilizado no Instagram do projeto de extensão (@teatroimagemuern), minutos antes de iniciar a apresentação.

A PROFISSÃO

A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições precárias de trabalho. Caracteriza-se como empregada doméstica quem trabalha durante cinco dias numa residência. Estima-se que 4% dos lares brasileiros tenham empregadas domésticas mensalista.

O projeto de extensão da Uern será exibido um dia após a data em que se comemora o Dia Nacional da Empregada Doméstica, 27 de abril. A data foi criada em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).

Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou desde os seus 12 anos de idade até sua morte para uma família italiana. Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava do seu pouco dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual ela trabalhava. A empregada doméstica morreu em 27 de abril de 1271, e devido a seu exemplo de santidade, o Papa Inocêncio XII a canonizou em 1696 e declarou-a como a “Santa das Empregadas Domésticas”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support