Teatro Dix-huit Rosado completa 17 anos
Data é marcada por anúncio feito pela Prefeitura de Mossoró, de reforma e modernização da estrutura física do espaço
Hoje, 5 de agosto, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado está completando 17 anos. Em quase duas décadas, tem sido palco de grandes espetáculos, promovendo a arte e cultura no município de Mossoró. A nova idade será marcada pelo anúncio feito pela Prefeitura de Mossoró, de uma reforma e modernização na estrutura física do espaço que representa a cultura local.
O Teatro Municipal foi construído por meio de parceira da Prefeitura de Mossoró com a Petrobras. Foi inaugurado no dia 5 de agosto de 2004, e possui capacidade para 743 lugares na plateia. E camarotes com espaço para seis cadeirantes. O artista Chico Window, que é diretor do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, relembrou a história do templo da cultura mossoroense, que tem em sua essência receber artistas locais e de fora, promovendo a arte. O primeiro espetáculo, estreou no dia 6 de agosto de 2004.
Chico Windouw relembra momentos marcantes ao longo dos 17 anos do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. “Eu lembro a primeira vez que eu entrei aqui. Entraram três figuras: eu, Júnior Félix e Jânio. No final dessa visita nos disseram assim, a partir de agora a chave é com vocês. Já faz 17 longos anos de vivência nessa casa e de ter recebido desde Marika Gidali a uma Elza Soares como o Grupo de Teatro da Maísa, os grupos de teatro das escolas. Aqui iniciou a Pão Doce com o primeiro espetáculo em 2004, um espetáculo para crianças feito por crianças dirigido por mim. A minha história aqui é longa e isso aqui é minha vida. Isso aqui é importante para Mossoró e um dos prédios da Cultura mais importantes. O teatro é vital, é nosso porto seguro. O palco sagrado onde se discute, onde se vive vidas que não são as nossas, onde se discute ideias que não são as nossas, onde se discute o respeito ao ser humano. Uma casa que recebeu do Grupo Galpão ao Grupo Armazém, a Gal Costa, ao Studio de Dança Clézia Barreto que foi o primeiro a pisar nesse palco em termos de dança, vieram outros e outros. Hoje, nós temos Nylson Torres, Mayra Rolim, Roberta Schumara, Any Katherine e tantos mais”, relatou.
Com a pandemia da Covid-19, o público teve que se distanciar do teatro municipal, esse período de suspensão das atividades presenciais não apagou a história e relevância dele para a cultura. “São 17 anos de luta, são 17 anos de vida, são 17 anos de grandes espetáculos. Por aqui passaram funcionários maravilhosos, alguns já partiram. Nós formamos muita gente. A equipe que está aqui junto comigo é a equipe que iniciou: eu, Júnior Félix e Sandro Rogério. Somos nós três hoje os guardiões dessa casa. A casa está viva, essa casa está no mundo, essa casa está no Brasil inteiro. Todo mundo conhece o Teatro Municipal Dix-huit Rosado e que ele tenha mais 17 anos pela frente”, ressaltou o diretor Chico Window.
Em 2021, o Teatro Municipal foi um dos palcos do Mossoró Cidade Junina Virtual, onde nossos artistas da terra se apresentaram e levaram alegria das festas juninas para mossoroenses em todos os cantos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura valoriza os artistas, mantendo a tradição e respeitando a vida. “O Teatro Municipal é o templo sagrado da arte mossoroense e evidencia a importância desse equipamento de cultura para o município de Mossoró. A nossa gestão reconhece a importância desse equipamento, sobretudo, a proposta evidenciada para atender a todos os artistas deste município. Um equipamento resultado de muitas lutas pelos artistas e companhias, dos grupos que estão aqui há bastante tempo e fazem acontecer a cultura de Mossoró. Um equipamento que atende artistas do país inteiro. Nesse momento comemorar os 17 anos é muita satisfação e alegria, mesmo nesses, praticamente, dois anos fechados em função de uma pandemia”, afirmou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.