Música

Severo Ricardo e a sanfona, uma história de amor e sucesso

Artista começou a estudar música através de projetos sociais em escolas da rede pública e hoje vive inteiramente da música

Histórias de amor nem sempre envolvem seres humanos ou animais, mas podem sim, estar vinculadas a um objeto ou instrumento musical. Um exemplo de uma caso de amor bem atípico é a trajetória do músico, cantor, professor de música e empresário Severo Ricardo Silva Neto que vive uma relação de amor, companheirismo e muito sucesso a partir da paixão pela sanfona.
Desde criança, Severo sempre conviveu com a música, mais precisamente, com sanfoneiros e foi a partir dos 6 anos de idade que começou sua trajetória em busca de se tornar um tocador de sanfona. O que ele não havia previsto é que esse projeto se estenderia para muito mais além e hoje aos 26 anos, vem se tornando referência quando o assunto é sanfona.
Severo Ricardo é membro efetivo da Orquestra Sanfônica de Mossoró, um grupo formado por 15 sanfoneiros que foi criado no ano de 2002 e que já formou mais de 200 músicos. Desde então participa dos eventos e apresentações do grupo exclusivamente formado por sanfoneiros. Paralelo a essa atividade, o artista criou um grupo que leva seu nome “Forró do Servero” onde reforça o estilo forró tradicional.

Histórias de amor nem sempre envolvem seres humanos ou animais, mas pode sim, estar vinculada a um objeto ou instrumento musical.

OPORTUNIDADE

Tudo começou há 20 anos, quando ainda criança, Severo saiu de sua cidade de origem, Olho D’Água do Borges, Alto Oeste do RN, para estudar em Mossoró. E foi através de um projeto social denominado “Flauta Mágica” desenvolvido em uma escola da rede pública que ele teve a primeira experiência com aulas de música. “Nesse projeto eu comecei a estudar flauta e depois percussão, isso com uns 10, 12 anos de idade. Foi nesse período que comecei a ter uma visão mais aprofundada a respeito da arte e também comecei a tocar na igreja e a fazer participações em espetáculos de cultura de Mossoró como o Chuva de Bala e Auto da Liberdade”, destacou.
Entre 2014 e 2015, Severo entrou para a Escola de Artes de Mossoró onde finalmente teve a oportunidade de estudar sanfona. Na EAM também fez aulas de coral e técnica musical em grupo. Dando prosseguimento a carreira profissional, em 2017 entrou para o Conservatório de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Neste período também passou a lecionar como professor de música na rede estadual de ensino, através do projeto “Mais Educação” do Governo do Estado. “Foi no conservatório que me veio o desejo de cursar licenciatura em Música na Uern e nesse meio termo eu estava sempre estudando e me aperfeiçoando na sanfona e participando dos eventos da Orquestra Sanfônica. Eu sempre recebia convites para tocar sanfona em eventos na Uern, Ufersa, etc., a partir daí eu comecei a formar minha banda e todos os músicas que tocam comigo hoje eu conheci na faculdade, “relatou.

A sanfona sempre me acompanhou desde o início. Hoje tudo que sou e que consegui dentro da música eu devo a sanfona

DE MÚSICO A EMPRESÁRIO

Hoje além de músico, cantor e professor, Severo Ricardo é empresário do ramo de música. “Eu criei minha própria empresa que é voltada para projetos de educação a partir da música, eventos, jingle’s, entre outros. Hoje eu posso dizer que vivo inteiramente da música”, declarou.
Um dos grandes diferenciais do artista norteriograndense é o repertório que tem a base o forró tradicional. Severo relata que suas grandes influências sempre foram: Dorgival Dantas, também músico, cantor de forró e conterrâneo, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Civuca, entre outros clássicos desse estilo musical. “A sanfona sempre me acompanhou desde o início. Hoje tudo que sou e que consegui dentro da música eu devo a sanfona”, concluiu.
Embora tenha aprendido a tocar outros instrumentos, a sanfona sempre foi sua grande paixão. Como não podia deixar de ser, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Lincenciatura de Música da Uern foi sobre a Orquestra Sanfônica de Mossoró. Uma história de amor e cumplicidade que acompanha o arista Severo Ricardo desde a infância e que certamente servirá de inspiração para muitos outros talentos ainda anônimos. Essa história de amor e sucesso protagonizada pelo artista Severo e sua sanfona reforça a mensagem que correr atrás dos sonhos sempre será a melhor opção.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support