Cultura

Serenata ao saxofone chega às praças de Mossoró

Projeto desenvolvido por músico mossoroense recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura

Em tempos de pandemia, a dor da perda, o medo da doença e o confinamento fazem parte da rotina de muitas famílias. No momento em que sair de casa é um risco, ter acesso a eventos culturais se tornou quase impossível. Mas em Mossoró, o músico Osman Carlos, está desenvolvendo um projeto em que a música está sendo levada a população ao som de um saxofone.

É o projeto “Serenata ao Saxofone” que está sendo levado às ruas, praças e prédios históricos de Mossoró. A iniciativa cultural e solidária do músico Osman Carlos conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Devido a pandemia da covid-19, o elo entre músico e plateia passou por mudanças para preservação do distanciamento social.

Atualmente o setor de eventos teve que se reinventar, dos shows em grandes palcos para apresentações virtuais. Porém, as ruas continuam sendo palcos para manifestações culturais. Foi pensando em aproveitar esses espaços públicos, que Osman decidiu retomar o projeto “Serenata ao Saxofone”, criado pelo músico em 2015. “O projeto já existia sem nome desde 2015. Eu tocava sempre em bandas de baile e fazia a parte da recepção do pessoal, dos convidados. Depois fui convidado até pelos contratantes para fazer entrada de noivos, tocar em cerimônias de casamento e aniversários de 15 anos e outros eventos. Depois comecei a ser chamado também para tocar em residências em homenagens de crianças, jovens, adultos e idosos. Aí vi a necessidade de colocar nome de Serenata ao Saxofone”, detalhou Osman.

Dos eventos particulares o projeto foi levado para Praça Rodolfo Fernandes e Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte. Com um formato moderno, o repertório do projeto musical é diversificado para levar arte para quem passa. “Serenata é um evento em que tinha violão e a voz que sobressaia. Eu substituí a voz pelo saxofone e o violão pelo acompanhamento dos plays alongs. Um repertório bem variado, do erudito ao forró. Do jazz a bossa nova. Flashback, MPB e temas internacionais. Levei o projeto para as praças porque eu vi a necessidade das pessoas ouvirem algumas músicas, ouvirem algo diferente que tire um pouco o foco da pandemia da Covid-19. Também mostrar o meu trabalho para quem quiser me contratar para fazer alguma homenagem”, destacou.

Nas segundas, terças e quartas-feiras, as apresentações são das 8h às 9h, na Praça Rodolfo Fernandes. Já nas sextas-feiras pela manhã, o músico se apresenta na entrada da Biblioteca Municipal, também onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. A primeira apresentação na Biblioteca Municipal foi no último dia 7.

Osman Carlos é professor de música graduado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ministra aulas particulares de saxofone e bateria. O trabalho do músico e o projeto podem ser acompanhados nas redes sociais do artista.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support