Fenômeno

Redemoinho derruba teto e faz estragos em Parelhas

Meteorologista explica que este tipo de fenômeno ocorre quando se registra um período quente

Momentos de susto e ao mesmo tempo de euforia foram registrados ontem, 22, na cidade Parelhas-RN, quando trabalhadores de uma cerâmica foram surpreendidos pela ocorrência de um redemoinho. O fenômeno, causou espanto e também deixou estragos no município.

A passagem do redemoinho foi rápida, segundo relato dos trabalhadores que filmaram toda a ação da natureza, em um vídeo.  Nas imagens é possível ver o telhado da fábrica localizado sendo destruído. Os trabalhadores começaram a filmar assim que perceberam a formação do redemoinho.

As explicações sobre o que aconteceu na cidade de parelhas foram dadas pelo meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola. Segundo ele, o que aconteceu foi a presença de um mini vórtice, eles geralmente se formam nos níveis mais altos da atmosfera e giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície formando os redemoinhos ou vórtices.

Segundo o meteorologista, é comum esse tipo de ocorrência nos períodos de temperaturas altas. “Isto acontece muito na época mais quente do ano. Aqui na Região Oeste do RN, entre os meses de setembro e dezembro”, explicou.

O meteorologista reforça que esses fenômenos são comuns na região e que eles são formados em áreas mais abertas. Segundo ele, é um fenômeno muito comum no Nordeste. “Os redemoinhos se formam geralmente em uma área com vegetação ou água e outra próxima com o solo descoberto”, completou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...