Educação

Rede municipal participa de programa de inovação tecnológica

Mossoró é um dos seis municípios do Nordeste que participa da iniciativa que receberá suporte da RNP

A rede municipal de ensino de Mossoró está entre os municípios selecionados para participar do programa nacional “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino”, lançado virtualmente hoje, 5. A iniciativa pretende promover a transformação digital das redes municipais de ensino em 13 municípios do país. 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) participará da ação que conectará escolas municipais e possibilitará a incorporação da tecnologia nas práticas pedagógicas. O programa “Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino” é uma iniciativa do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto General Motors (IGM).

A finalidade é melhorar a qualidade e a equidade da educação dos municípios com o estabelecimento de um processo contínuo de formação e planejamento para aprimorar na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que desenvolve líderes educacionais para a transformação digital.

Com duração de dois anos, o programa será viabilizado com o apoio de dois parceiros. A Rede Municipal de Ensino de Mossoró é uma das seis do Nordeste que participa da iniciativa e receberá suporte da RNP. A iniciativa não envolve a transferência de recursos financeiros às redes participantes. Em vez disso, o CIEB, em parceria com a RNP e o IGM, prestará assessoria técnica e compartilhará metodologias, conceitos, conteúdos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais.

Segundo a secretária de Educação de Mossoró, Hubeônia Alencar, a parceria com o CIEB é fundamental para a transformação da Rede Municipal de Ensino, tanto do ponto de vista sistêmico, pelo acompanhamento da disponibilização dos serviços de internet veloz, que permitirá mais qualidade nas escolas, quanto aos efeitos que o uso eficaz das novas tecnologias podem causar na educação das crianças e adolescentes.

Hubeônia ressalta a facilidade dos alunos em lidar com as novas tecnologias e a importância das ferramentas tecnológicas como suporte para a educação. “No cenário atual, a clientela das escolas é formada por crianças e adolescentes que já nasceram na era digital e que certamente já têm facilidade no uso de recursos digitais. No entanto, ou por isso mesmo, é fundamental que nós educadores nos preocupemos não só com o acesso a esses recursos, mas principalmente com o seu uso consciente e eficaz, de forma crítica e reflexiva. É importante educar nossas crianças e adolescente para que não se tornem simplesmente consumidores passivos das novas tecnologias, mas que que compreendam as implicações da tecnologia nas suas vidas na perspectiva individual e coletiva. A pandemia se tornou na prática um exemplo disso: as novas tecnologias nunca foram tão utilizadas na educação e jamais seremos como antes”, destacou Hubeônia Alencar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support