Quadrilhas juninas terão incentivo financeiro
Os grupos que desejarem participar do evento neste ano devem fazer o credenciamento até terça-feira, 2
Um dos símbolos dos festejos juninos, a quadrilha junina, também fará parte importante da programação do Mossoró Cidade Junina Virtual. É que a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), publicou no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), de sexta-feira, 28, um edital de credenciamento para grupos de quadrilhas juninas para compor a programação artístico-cultural do evento.
Os grupos locais que se inscreverem para participar do MCJ Virtual, receberão incentivo financeiro se apresentarão no Polo de Cultura Popular. A apresentação das quadrilhas selecionadas, ocorrerá por meio de exibição presencial de dança, estando limitada a quatro componentes, ou seja, dois pares, devido às medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, o credenciamento possibilita, mas não obriga a contratação de todos os interessados que preencham as condições do Edital. “Nós elaboramos o Chamamento via edital, especialmente vinculado também a questão do Cidade Junina Virtual, cujo objetivo é ter a participação das quadrilhas juninas do município de Mossoró”, explicou.
Etevaldo reforçou ainda a importância da participação dos grupos de quadrilhas nos festejos juninos. “Ter uma representação das quadrilhas nos festejos juninos dentro do Polo de Cultura Popular vinculando-se a característica de que todos os festejos juninos, surgem a partir das quadrilhas, da animação dos quadrilheiros. O projeto prevê contemplar as quadrilhas juninas com participação dos grupos Regionais, que são as bandas que acompanham os grupos com toda execução musical, e com a representação das quadrilhas, mas não podemos reunir um número significativo de brincantes e fechamos para dois casais para ter a representação e ao mesmo tempo atender as normas de segurança”, detalhou.
O credenciamento ficará aberto até terça-feira, 2, por está condicionado à realização do Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual, das 7h30 às 13h. A documentação deve ser entregue em um envelope na Secretaria Municipal de Cultura que funciona no prédio da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, 17, Centro. A documentação exigida e todos os critérios podem ser consultados no edital contido no JOM.
A seleção das propostas será realizada em duas etapas: Habilitação e Publicação do Resultado. Na Habilitação será feita a análise para conferência dos documentos e será realizada pela Comissão já previamente constituída. Os habilitados não terão seus nomes publicados no Jornal Oficial de Mossoró.
A Prefeitura de Mossoró pagará cachê aos contratados no valor de R$ 2.000,00, sendo que o pagamento será efetuado a um responsável financeiro de cada quadrilha junina pela participação no MCJ 2021 Virtual. Os recursos são incentivos para continuidade das manifestações culturais dos grupos juninos.
O valor foi definido a partir de consulta aos quadrilheiros, considerando as atuais circunstâncias financeiras e sanitárias, bem como pelo formato selecionado da exibição das quadrilhas e festivais de quadrilha passados. Desses valores serão deduzidos os impostos legalmente previstos. “O objetivo também é trabalhar o cachê para que os quadrilheiros também sejam contemplados com recursos do Mossoró Cidade Junina. Para que possam estar pautando no âmbito da consolidação das quadrilhas juninas recursos para se pensar no que eles trabalham a partir da necessidade deles enquanto quadrilheiros”, destacou Etevaldo.