Tribuna Popular

Projeto que dá voz a população será retomado

Retorno do programa Tribuna Popular foi anunciado ontem, 9, pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró anunciou ontem, 9, a retomada do projeto Tribuna Popular que permite a cidadã ou cidadão o direito à palavra nas sessões ordinárias. O sistema permite, por exemplo, a defesa de pleito de uma comunidade ou outra causa pública. A previsão é que a Tribuna Popular retorne no próximo dia 21.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (SD), o retorno da Tribuna Popular ocorrerá, com a reestruturação do setor de Articulação Comunitária da Câmara. O departamento visa ao fortalecimento do diálogo entre líderes comunitários e o Poder Legislativo. “Com mais essas duas medidas, o movimento comunitário fica cada vez mais valorizado na Câmara. Isso reforça o papel da representatividade popular, já muito bem exercido pelos vereadores e vereadoras”, observou Lawrence.

De acordo com a Resolução 03/2011, o projeto Tribuna Popular assegura pronunciamento de até cinco minutos, na tribuna, à pessoa sem mandato e cumpridora dos requisitos presentes na regulamentação. Entre eles, está requerimento, feito com a devida antecedência e apoiado pela assinatura de dez outros cidadãos ou cidadãs. Ficará responsável pelo cadastramento o servidor efetivo Francisco das Chagas Guimarães.

Após o discurso, as bancadas de situação e de oposição comentam o tema abordado e podem fazer encaminhamentos. Em seguida, a sessão continua normalmente, com os pronunciamentos dos parlamentares, também na tribuna do plenário, até o período reservado às votações.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support