Prefeitura recadastra diabéticos de Mossoró

Processo se estenderá até que todos os doentes que fazem uso de Tresiba e Novorapid sejam recadastrados

A Secretaria Municipal de Saúde começou na quinta-feira (22/8) o recadastramento dos diabéticos mossoroenses que fazem uso das insulinas de alto custo Tresiba e Novorapid. A medida faz parte de um estudo para implantação de um programa de dispensação de insulina em um novo formato, na qual o usuário não só receberá o medicamento, mas um atendimento completo de uma equipe multiprofissional. O recadastramento começou hoje e deve ocorrer até que todos os usuários passem por esse processo.

O diabético que recebe as insulinas na Secretaria de Saúde precisa comparecer presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com originais e cópias do Cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e receituário médico. Os usuários acamados, que não tem condições de comparecer presencialmente, devem solicitar uma visita domiciliar de técnicos da Secretaria de Saúde.

Ao passar pelo recadastramento, o usuário vai responder algumas perguntas de acordo com um formulário criado pela Saúde para identificar o perfil do diabético mossoroense. A partir desse formulário vai ser possível conhecer a escolaridade, renda mensal, etnia, se tem algum outro problema de saúde, se pratica alguma atividade física, se é fumante, alcoólatra e várias outras questões. Conhecendo melhor o diabético mossoroense, a Secretaria de Saúde vai pode realizar ações mais assertivas de educação, prevenção e combate as diabetes.

A coordenadora das Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Município, Conceição Negreiros, explica que o recadastramento vai acontecer de forma periódica e que nenhum usuário será prejudicado.  Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem 900 diabéticos cadastrados em seu sistema de controle. (Com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mossoró)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...