INVERNO

Chuvas se intensificam no Estado

Meteorologistas da Emparn reúnem-se esta semana para estudar previsões com relação aos próximos três meses

As grandes precipitações pluviométricas que caem em todas as regiões do Rio Grande do Norte, pode estar assegurando a denominada Quadra Chuvosa  na região do semiárido nordestino. Em Janduis, no médio oeste, neste final de semana transposto os pluviômetros marcaram 130 milímetros. E o acumulado em outros municípios já faz com que pequenos reservatórios apresentem sangria.

Nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira ) respectivamente, acontece na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn),  a Reunião Climática, que faz a previsão para os meses de março, abril e maio de 2019, para o semi-árido nordestino. O meteorologista do órgão, Gilmar Bristot, explica que esse período – Quadra Chuvosa – geralmente se inicia na segunda quinzena de fevereiro.

Ainda de acordo com o serviço de meteorologia da Emparn, um dos fatores importantes para que as chuvas tenham ganhado intensidade é a presença do Fenômeno EL NIÑO fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos meses de fevereiro a maio. Um  outro importante fator, de acordo com Gilmar Bristot, para ter um bom inverno no interior do Estado, é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que provoca chuva no sertão nordestino.

FONTE: ASSECOM/EMPARN

Notícias semelhantes