22 de janeiro, 1930, nascia na comunidade de Poço de Pedra, município de Pau dos Ferros, aquele que se tornaria um dos maiores educadores e sarcedotes desse estado. Filho do seu João Fernandes Dantas e de Dona Erondina Cavalcanti Dantas, o nosso querido Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Feliz é quem teve e tem o privilégio da sua companhia e amizade ao longo de todos esses anos.
No auge dos seus 92 anos carrega uma lucidez privilegiada, algo assim divino. Por isso que hoje estamos agradecendo a Deus por tê-lo entre nós. Seja como Educador ou Sacerdote, a missão desse servo de Deus tem sido cumprida com extrema maestria. Padre Sátiro, assim como eu, é um apaixonado por comunicação. Por isso vai aqui minha gratidão, primeiramente a Deus, por me permitir conhecer e conviver com este ser humano admirável e único. Agradeço por fazer parte da sua equipe na rádio 105. Afinal, foi através de Padre Sátiro que Mossoró ganhou sua primeira emissora de rádio de frequência modulada. Eu passaria o dia aqui falando sobre ele, destacando seus feitos, suas obras e ações, mas prefiro me ater a sua simplicidade e humildade.
Um franciscano nato! Como disse anteriormente, feliz é quem tem o privilégio de passar boa parte da sua vida ao lado do Padre Sátiro. Nesses 5 anos que estou na rádio 105, aprendi muitas lições. Por exemplo: nunca vou esquecer no dia que o Padre Sátiro, quando completou 90 anos, disse que ainda sentia falta da presença da sua mãe, dona Erondina Cavalcanti.
Padre Sátiro é daqueles seres humanos que quando levamos um assunto ao ao seu conhecimento em busca de uma resposta, ele sempre diz que vai rezar e pedir orientação a Deus. Certa vez o perguntei por que não tinha um carro melhor para suas viagens (até pela questão física e da idade), ele disse que não precisava.
Padre Sátiro é um homem desprovido de vaidade! Vocacionado para o sacerdócio e a educação. Padre Sátiro poderia ter entrado para a política, afinal convites não lhe faltaram. Poderia, quem sabe, ter sido prefeito de Mossoró, deputado, ou qualquer outro cargo político. Mas ele sempre demonstrou saber que a missão dele aqui na terra é outra. Vejo que a classe política procura muito o padre Sátiro para conselhos. Se botassem em prática seus ensinamentos, a nossa educação seria outra. Hoje estamos todos felizes, a comunidade do bairro Dom Jaime Câmara, a Diocese de Mossoró, e, principalmente, lá no céu, dona Erondina Cavalcanti, orgulhosa da semente que plantou, junto com seu João, pelos frutos maravilhosos. Que Deus, com sua infinita bondade, nos permita muitos e muitos anos mais ao lado desse ser humano iluminado.
Mossoroense, começou no radiofonia no ano de 1994, na rádio Libertadora, passou ainda pela rádios Salinas de Macau, Difusora de Mossoró, rádio 93 FM. Escreveu colunas no Jornal de Mossoró e em O Mossoroense. Apresentou programas na TV Mossoró e TV Metropolitana de Natal. Hoje comanda programa na 105 FM.
Notícias semelhantes
Comentários