Educação

NEaD/Ufersa alcança nota máxima em avaliação do MEC

Informação foi confirmada pela Coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/Ufersa)

A Coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/UFERSA) informou que, após período de avaliação para recredenciamento, o MEC divulgou o conceito 5 (numa escala de 0 à 5) para o núcleo, onde leva-se em consideração critérios de 5 eixos centrais: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

O recredenciamento institucional, assim como a transformação de organização acadêmica, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela IES, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

“O conceito é um reflexo do trabalho contínuo de aperfeiçoamento de metodologias sustentáveis e inclusivas de ensino, com foco na democratização da educação e na formação de professores com excelência para a Educação Básica e Superior”, destaca a Coordenadora Geral do núcleo, Lourdes Fernandes.

A Gerente Acadêmica, Francisca Monteiro, reforça também a importância da docência compartilhada adotada no NEaD/UFERSA como sendo um “fator primordial para promover uma aprendizagem significativa com interação e profundidade, onde cada ator na EaD contribui de forma relevante na construção do conhecimento”.

Notícias semelhantes