Pioneirismo

Mossoró terá a 1ª Casa da Mulher Brasileira do RN

Local onde será edificada a unidade local foi apresentada hoje à população com a presença da Ministra Damares Alves

A Prefeitura de Mossoró, anuncia mais uma obra inédita para a população do município. Desta vez, o público a ser beneficiado será a mulher mossoroense. Na tarde de hoje, 13, o prefeito Allyson Bezerra recepcionou a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves que veio a Mossoró para fazer o lançamento da pedra fundamental do local onde será construída a primeira Casa da Mulher Brasileira (CMB) do estado do Rio Grande do Norte. O projeto é uma parceria entre os governos Federal e Municipal.

A primeira CMB do RN será construída no bairro Santo Antônio, no trecho mais conhecido como Estrada da Raíz. Na cerimônia de hoje, a ministra Damares revelou que a verba para a construção da unidade local já foi liberada pelo Governo Federal. Durante sua fala, a ministra também se comprometeu em comparecer no momento da inauguração da CMB local.

O prefeito Allyson Bezerra revelou que o projeto será posto em prática o mais rápido possível por entender que se trata de uma obra de grande importância no fortalecimento da rede de enfrentamento a violência contra a mulher. O local onde será edificada a CMB de Mossoró foi doado pela prefeitura de Mossoró.

VALORIZAÇÃO DA MULHER

O prefeito Allyson, durante seu discurso, se dirigiu ao secretário Rodrigo Lima, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEMURB), que irá conduzir a licitação para a construção da CMB de Mossoró, e solicitou que a empresa a ser contratada tenha em seu quadro de operários, mão de obra também feminina.

O chefe do poder executivo ressaltou ainda que a sua administração não tolera qualquer tipo de violência cometida contra a mulher. “Recentemente tomei conhecimento de um caso de violência contra uma servidora e imediatamente tomamos as providências e pedimos que o caso fosse investigado e que as providências fossem adotadas, porque na nossa administração não admitimos qualquer tipo de violência contra a mulher”, declarou Allyson Bezerra.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) Janaína Holanda, a CMB de Mossoró será um equipamento que irá somar a rede de proteção já existente e representa um avanço importante no combate a violência contra a mulher. Segundo a secretária, a unidade funcionará todos os dias em sistema 24 horas. “A violência contra a mulher é um problema de todos, porque quando uma mulher chora todas as mulheres choram juntas, e quando uma mulher é violentada, significa que nós, enquanto instituição com papel de defender os direitos das mulheres, falhamos”, declarou Janaína.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua como rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. A CMB possibilita o acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. A unidade deve abrigar a Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support