Litoral

Manchas de óleo voltam a aparecer em seis praias

A informação foi confirmada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

As manchas de óleo que atingem todo o litoral do Nordeste voltaram a aparecer em seis praias do Rio Grande do Norte durante o fim de semana. A informação foi confirmada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os resíduos surgiram na Praia de Tabatinga, Búzios e Camurupim, no município de Nísia Floresta; a Praia do Giz e a Praia do Amor, em Tibau do Sul, além de Pirangi do Norte, em Parnamirim. Desde setembro, o estado teve 46 praias manchadas pelo óleo cru.

As seis desse fim de semana já haviam sido atingidas em outras datas.

Investigação

O governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste.

A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque. A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países. O comandante não detalhou que nações estariam neste grupo, mas disse que o requerimento pede informações para os governos para saber se têm conhecimento de algum acidente.

Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support