‘Levante contra o Feminicídio’ marca 15 anos da Lei Maria da Penha
Evento acontece hoje e marca início da programação do NEM voltada para o enfrentamento a violência contra a mulher
Durante todo este mês de agosto, o Núcleo de Estudos da Mulher (NEM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará uma extensa programação para marcar o mês de enfrentamento a violência contra a mulher. O início das atividades do ‘Agosto Lilás’ do Nem acontece hoje, 7, á noite com a realização de uma live denominada de ‘Levante contra o Feminicídio no RN’ que também marcará os 15 anos de sanção da Lei Maria da Penha no Brasil.
A programação de lançamento do Agosto Lilás, terá início às 19h de hoje, pelo canal do You Tube do NEM. Durante a live, serão discutidos pontos importantes como a importância dos movimentos feministas, a criação da lei Maria da Penha, os números da violência contra a mulher, o enfrentamento ao feminicídio entre outros.
Segundo a coordenadora do NEM, Suamy Soares, reforça pontos importantes da programação que será toda voltada para a temática da violência contra a mulher, em especial o feminicídio. “A gente já começa o nosso Agosto Lilás do NEM, comemorando dia em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos e vamos realizar uma live que irá discutir o feminicídio no Rio Grande do Norte que é o ‘Levante contra o Feminicídio’. O levante é uma frente nacional onde participam coletivos, movimentos sociais, movimentos feministas, partidos políticos, ou seja, tem uma abrangência nacional e estamos trazendo esse levante aqui para Mossoró”, detalhou.
A programação do NEM se estenderá até o dia 31 deste mês e no próximo dia 11, o núcleo vai estar formalizando a criação da Escola de Formação Feminista. O evento será marcado pelo pensamento de Lélia Gonzales que será exposto pela professora doutora Lucélia Pereira (UNB). A programação também será transmitido pelo canal do You Tube, às 11h.
De 16 a 20, o NEM estará produzindo vídeos que serão divulgados na Rede de Proteção às mulheres em situação de violência em Mossoró. No dia 27, acontecerá uma capacitação sobre violência contra a mulher com profissionais de3 saúde, assistência e educação do município de Tenente Ananias com as professoras doutoras Fernanda Marques e Ilidiana Diniz.
FEMINICÍDIO EM CENA – No dia 25, pelo canal do You Tube, o tema: Violência contra a mulher e os desafios para efetivação da Lei Maria da Penha, será exposto pela Dra. Fernanda Marques (UERN) e pela promotora de justiça Erica Canuto (UFRN). A transmissão será às 19h.
E fechando o ‘Agosto Lilás’, no dia 31, o NEM vai lançar o podcast que terá como tema inicial, a violência contra a mulher e os relacionamentos abusivos. “Além de tudo isso, nós do NEM vamos estar compondo uma rede nacional de núcleo de pesquisa e extensão em relações de gênero e isso é muito importante para nós do NEM passar a configurar as nossas ações dentro de uma abrangência nacional”, concluiu.