Feira

João Câmara recebe próxima edição da FENECITI em novembro

O lançamento aconteceu na última terça-feira (08) na Câmara Municipal da cidade

Nos dias 22 e 23 de novembro, João Câmara será a capital da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN. O município foi escolhido para sediar a próxima edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI) na região do Mato Grande.

O lançamento aconteceu na última terça-feira (08) na Câmara Municipal da cidade, com a participação do secretário de Estado Jaime Calado (SEDEC), secretário adjunto Silvio Torquato (SEDEC), prefeito de João Câmara, Manoel dos Santos, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) Afrânio Miranda, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Câmara (CDL), Bruno Rafael, representantes do IFRN, SEBRAE, FIERN, BNB, e vereadores.

O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado apresentou a proposta da FENECITI e lembrou o sucesso das edições anteriores no Seridó e Oeste Potiguar.  O secretário também citou a liderança de João Câmara no cenário nacional de geração eólica como um dos principais motivos para a escolha do município na realização da próxima Feira. “João Câmara é a capital brasileira da energia eólica, com o maior número de parques, isso é dito em todos os seminários Brasil afora”, explicou. “O Instituto Federal de João Câmara possui cursos de nível superior nessa área, é referência no país. Este é um dos trunfos quando conversamos com empresas do mundo inteiro e mostramos que temos mão de obra de qualificada no local”, citou o secretário, destacando também a importância da participação das instituições de ensino e pesquisa na FENECITI.

O evento é articulado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) e Câmara dos Dirigentes Lojistas local. A Feira ocorre periodicamente em diferentes regiões do estado e reúne empresários,  investidores, universidades e instituições de ensino e pesquisa, promovendo a interação entre os diferentes setores. O Governo também atua levando as entidades de administração direta e indireta para perto do público, assim como instituições financeiras para introduzir linhas de crédito aos empreendimentos locais.

O presidente da FCDL Afrânio Miranda acredita que “o que muda o Brasil é o empreendedorismo”, e afirmou que aposta na parceria com o Governo do Estado e demais instituições participantes da Feira para estimular os negócios locais. O prefeito Manoel dos Santos também enfatizou o momento para firmar parcerias e fomentar o comércio regional. “É importante que estejamos preparados para discutir e encaminhar as parcerias corretas para o desenvolvimento da nossa região”, disse.

Além da atividade eólica, a região do Mato Grande se destaca nas áreas de turismo, abrangendo diversos municípios litorâneos, agronegócio, meliponia (produção de mel), fruticultura e pesca artesanal.

A FENECITI conta com apoio da UERN, IFRN, CAERN, AGN, Potigás, e JUCERN, e patrocínio do Banco do Nordeste, Sistema FIERN, Fecomércio RN, Instituto Metrópole Digital, Sebrae-RN, UnP, Cimento Mizu, Coca-Cola, Café Santa Clara, Ster Bom e Becker.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support