PERÍCIAS

ITEP desenvolve ferramenta para extrair imagens de câmeras

Projeto, já apresentado em conferências a nível nacional e internacional, está em vias de ser apresentado oficialmente ao público

O ITEP-RN, através de um perito, está em vias de apresentar oficialmente ao público, uma ferramenta que pode auxiliar em casos onde há suspeita de remoção, apagamento, adulteração ou inacessibilidade às imagens de circuito de seguranças e de monitoramento. Trata-se do resultado de um trabalho desenvolvido e apresentado no XXII Congresso de Criminalista realizada em Brasília no ano de 2013.

Essa tecnologia, apresentada na Conferência Internacional de Ciências Forenses, também em Brasília no ano de 2017, de acordo com o perito José Sergio Gouveia, é compatível com modelos de aparelhos já existentes no mercado. No entanto, o aprimoramento vem sendo feito sistematicamente. Os resultados têm sido satisfatórios em muitas perícias que vem sendo solicitadas ao ITEP-RN.

Explica o funcionário do órgão, que Câmeras de monitoramento e segurança, na maioria das vezes, não consegue obter a “senha do aparelho Digital Vídeo Recorder (DVR)”, afim de chegar ao acesso à imagem. “A utilização da ferramenta não se resume somente à recuperação das possíveis imagens apagadas, mas também possibilita detectar e concluir por adulterações da atividade do aparelho e tentativas de prejudicar a investigação policial”, destaca.

Fonte: Sesed

Notícias semelhantes