fiscalização

Idema realiza fiscalização nas praias do litoral norte do estado

A ação aconteceu no último sábado dia (23). A fiscalização do Idema tem sido constante na região. 

Fiscais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema intensificam as vistorias nos Parrachos de Rio do Fogo e Perobas, localizados na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais (APARC). A ação aconteceu no último sábado dia (23). A fiscalização do Idema tem sido constante na região.

Segundo os agentes do Idema, na praia de Perobas não foram encontradas irregularidades, porém em Rio do Fogo, a maioria das embarcações estava descumprindo o rodízio estabelecido pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação – NUC. A Marinha também esteve no local observando a questão de capacidade de pessoas na embarcação.

A coordenadora da Fiscalização, Kelly Dantas, ressalta que as ações são de extrema importância para preservação do ecossistema. “O objetivo do Idema, como órgão gestor da APARC, é ordenar as atividades aliando o desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento sustentável. As pessoas precisam se conscientizar e respeitar o que foi determinado, sabendo que nossa prioridade é a preservação do meio ambiente. Neste final de semana, fizemos uma fiscalização educativa, conversando com os proprietários das lanchas. Entretanto, continuaremos na área observando e em caso de descumprimento faremos autuações”, declara.

Com base em recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), o Idema entregou, em novembro de 2016, autorizações da atividade turística nos Parrachos aos comunitários. Para a realização da atividade, os autorizados devem cumprir as condicionantes necessárias para a regularização e preservação da área, como seguir as diretrizes do Plano de Manejo de Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, obedecer a limitação de QUOTAS de visitação diária, o sistema de rodízio, os pontos fixos de embarque, dentre outras.

Notícias semelhantes