Idema promoverá curso de educação ambiental
Inscrições foram iniciadas ontem e se estenderão até o dia 31 deste mês e devem ser feitas pela internet
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA), realizará o Curso Básico em Educação Ambiental com a temática “Em busca de um mundo mais sustentável: Educação Ambiental a partir da constituição de seus fundamentos epistemológicos e políticos”.
A formação é direcionada para os educadores formais ou não formais, gestores de educação ambiental dos municípios do RN e o público em geral interessado na temática. Serão disponibilizadas 50 vagas. As inscrições foram iniciadas ontem, 10, e se estenderão até o dia 31 deste mês.
Os encontros formativos acorrerão toda quarta-feira, às 16 horas. O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD), por meio da plataforma do Google Sala. A aula inaugural está marcada para o dia 2 de junho, e fará parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, SEMA 2021, que acontece de 1º a 5 de junho.
A metodologia se baseia na formação e informação dialógica e na construção de saberes e aprendizagens coletivas, buscando a emancipação dos sujeitos e no seu engajamento social.
De acordo com a pedagoga e técnica do Idema, Denise Accioly, entre os objetivos do curso podemos destacar a compreensão das concepções históricas, políticas e sociais e os desafios da Educação Ambiental. “Vamos ampliar a sensibilização e consciência crítica sobre Meio Ambiente e o nosso papel como agentes de ações positivas. Também formar os sujeitos para o desenvolvimento e aplicação de projetos”, afirmou a pedagoga. A comunicação será feita a partir de encontros online e dos fóruns de discussão.
De acordo com a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, a proposta do órgão ambiental é desenvolver atividades com foco na inserção da Educação Ambiental no ensino formal. “O objetivo é ofertar formações no âmbito das componentes curriculares, contribuindo para o fortalecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, em observância à PNEA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma.
Os participantes terão acesso aos materiais e conteúdos que serão disponibilizados no site do Idema, a formação está dividida em cinco módulos. Cada módulo terá duração de uma semana, totalizando uma carga horária de 60 horas. Serão dispostos para os participantes textos para leituras reflexivas para discussão nos encontros online.