Imunização

Governo atrasa repasse de vacinas para Mossoró

O RN recebeu 112 mil doses do imunizante AstraZeneca, porém o repasse para o interior do estado ainda não foi iniciado

A campanha de vacinação contra a covid-19, em Mossoró, que vinha se destacando pelo bom desempenho, poderá ser comprometida pelo atraso no envio de doses por parte do Governo do Estado. O RN recebeu 112 mil doses do imunizante AstraZeneca que chegaram em Natal na manhã de domingo, 20, mas as doses ainda não foram repassadas aos municípios potiguares.

Segundo informações da Secretaria de Saúde Pública do estado (SESAP), as doses serão destinadas a aplicação da segunda dose para cumprimento do esquema vacinal das pessoas que tomaram a 1ª dose há três meses. Porém, apesar do imunizante já estar disponível desde domingo, a SESAP anunciou que a previsão das doses chegarem a Mossoró, por exemplo, é somente amanhã, 23.

Em mensagem enviado aos secretários de Saúde, o Governo pediu “um pouquinho de paciência. Em breve sairemos destas pressões que vocês tanto tem vivenciado”. A Secretária Municipal de Saúde, Morganan Dantas, ressaltou que vem pressionando o Governo do Estado para que as doses do imunizante contra covid sejam liberadas o mais rápido possível para evitar o comprometimento da vacinação em Mossoró

Segundo o coordenador de imunização da SMS, Etevaldo Lima, hoje, 22, a campanha Mossoró Vacina foi iniciada com apenas 800 doses disponíveis para a primeira dose. “Temos poucas vacinas para primeira dose e uma grande procura. Nós entramos em contato com a Sesap, para enviar imediatamente ao município as doses que chegaram ao estado no domingo. A cota de Mossoró ainda não chegou”, reforçou.

A secretária Morgana Dantas explicou também que devido ao não repasse das doses e levando em conta a pouca quantidade de vacinas disponíveis, é possível que a vacinação contra covid em Mossoró tenha que ser paralisada por falta do imunizante. A SMS espera o recebimento das novas doses amanhã para poder garantir a continuidade do programa municipal de vacinação.

Há também uma previsão que até sexta-feira novas vacinas cheguem ao Ministério da Saúde. De acordo com o que foi informado, devem chegar ao RN novas doses da Pfizer, Jansen, Coronavac e Oxford para vacinação da primeira dose.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...