Festival alternativo de cinema de Mossoró terá exibições na praça
Projeto que está acontecendo desde o início deste mês visa a valorização da produção local
O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM) que vem realizando uma verdadeira maratona de exibições, debates, exposições e oficinas ao longo deste Mês fará exibição de filmes em praça pública nos dias 20 e 21 próximos. O projeto visa a valorização das produções audiovisuais de profissionais da terra, além de promover novos talentos.
Facim terá uma programação gratuita com exibição de filmes, na Praça dos Patins Sadraque Tavares. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Mossoró. Plínio Sá, idealizador do Facim, destacou que esta primeira edição do festival faz um resgate da história do cinema em Mossoró.
O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró surgiu do anseio do ator, diretor e produtor em democratizar o acesso e a produção audiovisual. “É um festival todo trabalhado em cima do resgate histórico do cinema mossoroense, das casas de cinema locais, tanto que todas as categorias da nossa mostra são nomes de cinemas antigos aqui de Mossoró e vai acontecer na praça pública aberta ao público totalmente gratuito”, ressaltou Plínio Sá.
A programação dos dias 20 e 21 será aberta ao público a partir das 17h30 e segue até as 22h com intervenções artísticas, exibição de filmes, roda de bate-papo sobre assuntos relacionados ao cinema com produtores e produtoras de audiovisual de Mossoró. Ainda serão realizadas rodas de conversa com profissionais de audiovisuais da cidade, abrindo as noites do Festival. Evelyn Freitas, Wigna Ribeiro, Lígia Kiss, Madson Ney, Esdras Marchezan estarão presentes nos bate-papos.
O Facim tem seis categorias de seleção de filmes, sendo que todas foram nomeadas em homenagem aos cinemas antigos da cidade: Cine Cid (categoria competitiva para filmes de ficção); Cine Imperial (categoria competitiva para a produção de documentários); Cine Rivoli (competitiva para videoclipes); Cine Pax (não-competitiva livre); Cine Caiçara (competitiva livre); e o Cine Centenário (categoria destinada à produção mossoroense).
Além das prévias, nas últimas semanas o Facim realizou oficinas gratuitas voltadas à produção audiovisual. Entre elas: “Roteiro Audiovisual”, com o jornalista Danilo Queiroz; “Produção de Filmes com Celular”, com o videomaker Fernando Nícolas; “Produção de Documentário”, com a documentarista Elli Cafrê; “A Força de uma Grande História – traço, narrativa e personagem no documentário”, com o jornalista e professor Esdras Marchezan. Todas as oficinas na sede da Companhia Pão Doce, parceira do festival.