Ensino Superior

Fátima promete autonomia financeira à UERN

Governadora se comprometeu a avançar nas discussões em torno do processo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) poderá conquistar, no atual governo estadual, a sua autonomia financeira. Promessa nesse sentido foi feito ao reitor Pedro Fernandes pela governadora Fátima Bezerra.

Segundo a Agência de Comunicação (AGECOM) da UERN, a cefe do Executivo estadual “voltou a afirmar que respeita e defende a autonomia administrativa e financeira da Universidade” e que teria se comprometido a avançar nas discussões em torno do processo para concessão da autonomia financeira à instituição.

A promessa foi feita na quarta-feira (7/8), quando a governadora recebeu em audiência, em seu gabinete na Governadoria, além do reitor Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel, a chefe de Gabinete, Cicília Maia, e os pró-reitores de Planejamento, Iata Anderson, e de Administração (adjunto), Janderson Dantas.

Além de apresentar um histórico da política de austeridade implantada pela Universidade, o reitor também mostrou um resumo das necessidades de custeio da Instituição, e reivindicou uma maior atenção por parte do governo em relação à destinação de recursos para a UERN.

O reitor lembrou que como não possui autonomia financeira, todas as despesas da Universidade são pagas pelo Governo do Estado, o que tem dificultado a gestão da UERN, em especial, na relação com as empresas terceirizadas, que desempenham funções de segurança, motorista, limpeza e capinagem. Com a autonomia, o Governo do Estado faria o repasse financeiro através de duodécimo, e a própria Universidade seria responsável pelas suas finanças. E lembrou do caso da Universidade do Estado da Paraíba (UEPB) que desde 2004 conseguiu sua autonomia financeira.

* Com informações da AGECOM

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...