antirrábica

Dia D da campanha de vacinação contra raiva em animais acontece no sábado

A campanha teve início em 19 de agosto e vai até 18 de outubro.

O Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece no sábado (28) no Rio Grande do Norte. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é de vacinar, em 2019, 469.591 animais, sendo 337.702 cachorros e 131.889 felinos. A campanha teve início em 19 de agosto e vai até 18 de outubro.

Em razão de um feriado municipal, Mossoró, no Oeste, será a única cidade potiguar que vai realizar o Dia D em outra data: 19 de outubro.

Na Grande Natal, postos de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. Para os municípios do interior, a população pode obter informações sobre os locais de vacinação, que estarão abertos diretamente nas secretarias de saúde de cada cidade.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus, que pode atacar diversos animais e também seres humanos. Os principais transmissores da raiva em áreas urbanas são cachorros, gatos e morcego.

O animal contaminado pode apresentar os seguintes sintomas: mudança de comportamento, falta de apetite, esconder-se em locais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procurar fugir de onde está preso e morder (objetos, pessoas, animais). A doença pode levar a óbito.

Notícias semelhantes