Em Mossoró

Defesa de crianças e adolescentes é tema de debate

Evento faz parte da programação da Secretaria de Desenvolvimento Social para o dia 18

Fazendo parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aconteceu na manhã de hoje, 10, um debate, cuja discussão foi a defesa dos menores em Mossoró. Sob o tema: “O Desafio de Proteger a Criança e o (a) adolescente em tempo de pandemia”, o evento faz parte do Seminário Rede de Cuidado e foi realizado de forma remota.

O Seminário é uma realização do Comitê de Gestão Colegiado da Rede de Cuidados e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. Todas as ações estão acontecendo por meio da Prefeitura de Mossoró em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mossoró (COMDICA) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

O debate, ocorrido hoje, é a primeira capacitação gestada no âmbito do Comitê Local da Rede de Cuidados de Mossoró e se destina a qualificar o trabalho dos atores da rede local de proteção aos direitos infantojuvenis. Todo o trabalho tem como objetivo preparar as equipes para atuarem em ações de prevenção, identificação de violências, acolhimento e encaminhamento de crianças e adolescentes para o setor de proteção.

O evento contou com a participação do prefeito Allyson Bezerra que ressaltou a importância da integração das secretarias na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Uma pauta muito importante que é o direito da criança e do adolescente, principalmente porque vivemos um momento difícil para toda humanidade e não tem sido diferente nos relacionamentos familiares. O que nós estamos escutando a cada dia com o confinamento das pessoas, os conflitos que já existiam acabam sendo mais recorrentes no nosso dia a dia, principalmente conflitos familiares. Muitas vezes temos as crianças e os adolescentes presenciando tudo isso e criando traumas. Esse tripé: saúde, educação e assistência, é fundamental para que a gente consiga reverter parte dos traumas que muitas vezes nossas crianças e nossos adolescentes acabam levando por toda uma vida”, destacou o prefeito.

O Comitê de Gestão Colegiado da Rede de Cuidados e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência tem a finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial. Além de colaborar para definição dos núcleos de atendimento e o aprimoramento da integração do próprio comitê.

Participaram do evento as secretárias municipais de Educação, Hubeônia Alencar; de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda; e da Saúde, Morgana Dantas. Ainda integraram a mesa de debate a vereadora Carmem Júlia Montenegro, representando a Câmara Municipal de Mossoró (CMM), a presidente do Comdica Carla Filomena, juíza Anne Isabel e o promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, Sasha Alves. Durante toda essa semana, outras ações vão acontecer dentro da programação municipal montada para lembrar o dia 18 de maio.

O Dia nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado a partir de um crime hediondo contra a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo. A data é lembrada em vários cantos do país com ações de combate a este tipo de crime. Aqui em Mossoró uma extensa programação já está acontecendo e a abertura das ações aconteceu na sexta-feira, 7, na sede do Conselho Regional Assistência Social (CREAS).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support