Mossoró

Culto ao túmulo do cangaceiro Jararaca é destaque nacional

Matéria foi veiculada no site UOL e assinada pelo jornalista Valcidney Soares

O dia de Finados em Mossoró, a cada ano reúne milhares de pessoas que visitam os cemitérios locais para reverenciar seus mortos. Porém, como acontece anualmente um túmulo em especial é cultuado de forma diferente por pessoas que acreditam estar enterrado ali um santo. Trata-se do túmulo de José leite Santana, que ficou conhecido pelo pseudônimo de “Jararaca”.

Cangaceiro que integrava o bando de Lampião, Jararaca foi capturado e morto em Mossoró durante uma tentativa de invasão do bando de Lampião no ano de 1927. Segundo registros feitos por testemunhas do fato, Jararaca foi baleado, torturado, teve os membros decepados e ainda foi enterrado vivo.

Por ter sido vítima de uma morte antecedida de muito sofrimento, as pessoas acreditam que Jararaca se tornou santo e muitas pessoas fazem promessa e fazem reverência ao seu túmulo, situado no Cemitério de São Sebastião, Centro, no dia de finados.

DESTAQUE NACIONAL – A história da reverência a Jararaca foi contada em uma reportagem do TAB UOL assinada pelo jornalista Valcidney Soares abordou o culto aos restos mortais do cangaceiro Jararaca no Cemitério São Sebastião em Mossoró.

Na matéria do UOL o jornalista aborda relatos de milagres e a visitação ao túmulo do cangaceiro, que as pessoas acreditam ter se redimido a santo, no Dia de Finados. Vários depoimentos foram coletados, assim como também o jornalista ouviu explicações de historiadores e escritores para compor a matéria.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support