‘Agosto Lilás’

Combate a violência contra mulher é incentivado em Mossoró

Campanha nacional foi lançada oficialmente hoje em Mossoró e conta com uma rede de apoio no município

Ao som da música ‘Triste, Louca ou Má’ interpretada pela cantora e professora de música, Roberta Lúcia, foi lançada oficialmente hoje, 3, em Mossoró a campanha nacional ‘Agosto Lilás’. Criada com o objetivo de incentivar o combate a violência doméstica, o projeto será desenvolvido no município com o apoio da rede de proteção à mulher que inclui vários órgãos, instituições e movimentos de mulheres.

“Ninguém solta a mão de ninguém”. Com essa fala, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda, ressaltou a importância da campanha e da união entre as mulheres no combate à violência. O lançamento da campanha aconteceu no auditório do Centro Administrativo e contou com a participação de representantes de várias instituições locais voltadas para o enfrentamento das violências sofridas por mulheres em Mossoró.

Janaína detalhou que diversas atividades serão intensificadas durante todo este mês, porém ressaltou que as ações acontecem durante todo o ano. “Teremos um mês bem intenso. Esse é um mês para chamar a atenção da importância de combater à violência doméstica. Vamos trabalhar principalmente a prevenção. As ações vão ocorrer durante todo o mês de agosto nos nossos equipamentos sociais e no Centro de Referência da Mulher”, detalhou.

Janaína Holanda alerta que os números de violência contra a mulher em Mossoró são assustadores. São quase 3 mil processos na vara especializada e quase 140 chamadas recebidas pela Patrulha Maria da Penha somente nos primeiros seis meses de 2021. “Em Mossoró, os índices estão muito altos. Temos mais de 2.900 processos correndo em Mossoró na Vara da Violência Doméstica. A Patrulha Maria da Penha recebeu só nesse semestre 139 chamadas. Então mostra que ações como essa precisam ser urgentes”, contou.

A campanha ‘Agosto Lilás’, tem como objetivo também intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher e também divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha. “A campanha é importantíssima porque chama a atenção para um tema que requer ainda mais discussão e se amplie que as pessoas tenham compreensão da violência, muitas vezes restritas à violência física”, explica a psicóloga do CRM Mossoró, Hilana Farias.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support