Catedral de Santa Luzia em Mossoró passará por reforma e modernização
Atividades religiosas deixam de acontecer na igreja matriz até que toda a obra seja concluída
Por pelo menos quatro meses, as atividades religiosas na Catedral de Santa Luzia em Mossoró ficarão paralisadas. É que a igreja matriz no município passará por obra de reforma e modernização de toda a sua estrutura física. O anúncio sobre a obra e os detalhes da reforma foram anunciados na manhã desta segunda-feira (30) pelo pároco da catedral, padre Flávio Augusto.
A obra de reforma da catedral de Santa Luzia foi anunciada por padre Flávio Augusto durante um café da manhã oferecido à imprensa. Entre as mudanças está a substituição da energia elétrica por energia solar, climatização, reestruturação de toda a parte acústica da igreja, revitalização do piso, pintura e modernização do altar.
A última missa antes do fechamento da catedral para a reforma, aconteceu na noite de domingo (29). Enquanto durar a obra as atividades religiosas passarão a acontecer em dois lugares: As missas diárias das 17h acontecerão no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e as missas dominicais das 6h, 9h, 11h e às 19h acontecerão na quadra do Colégio Sagrado Coração de Maria.
Padre Flávio classificou a obra como sendo de grande importância para a diocese. Segundo ele, as melhorias como a climatização do ambiente, por exemplo, garantirá mais conforto aos fiéis. Assim como a revitalização da pintura e modernização significará a valorização da igreja matriz de Mossoró.
A catedral de Santa Luzia de Mossoró foi construída no ano de 1842. A igreja representa um dos cartões postais do município. É também palco do maior evento religioso de Mossoró, a festa da padroeira Santa Luzia. Anualmente milhares de fiéis de Mossoró, de cidades vizinhas e de outros estados do Brasil vem a Mossoró para participar dos festejos em homenagem a Santa protetora dos olhos. Neste ano a festa ganhará um brilho especial, uma igreja totalmente reformada, modernizada e iluminada.