Infraestrutura

‘Canal do Santa Helena’ leva dignidade a um bairro esquecido

Obra alcança, hoje, 80% de conclusão e representa a realização de uma antiga reivindicação dos moradores do setor

Problemas antigos com soluções atuais. A ausência de estrutura básica que incluía a falta de drenagem e ruas sem calçamento que dificultavam o tráfego, até mesmo de pedestres, está se tornando temas ultrapassados no bairro Santa Helena. Um dos principais incômodos vivenciados pelos moradores do setor, a falta de um sistema de drenagem, que antes causava alagamentos e riscos à saúde, está em fase de conclusão. A obra está, hoje, com 80 % de serviços executados.

No início da tarde de hoje, 12, o prefeito Allyson Bezerra e a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) visitaram o local onde a obra está sendo realizada. Segundo informações técnicas da SEMURB, o canal de drenagem do Santa Helena vai atender, além dos moradores do setor, mais quatro bairros também serão beneficiados com a obra. O projeto também incluiu a pavimentação das ruas do entorno do canal e outros trechos do bairro.

O bairro Santa Helena, também conhecido como Conjunto Santa Helena, sempre foi taxado de ‘lugar esquecido’, onde as obras de urbanização não chegavam e os moradores se sentiam abandonados pela administração pública. Porém, esse histórico de descaso e falta de estrutura começa a mostrar um novo cenário. “Estamos efetuando hoje a concretagem de paredes e pisos para conclusão desse trecho da obra. O Canal do Santa Helena faz parte do sistema de drenagem completo do esgotamento da Bacia I e aqui são investidos R$ 13 milhões. Estamos com 80% desse canal praticamente executado com previsão de conclusão e entrega em dezembro deste ano. Esse canal traz benefícios para toda região do Santo Antônio, Santa Delmira, Barrocas e uma parte da Nova Betânia. Todo o sistema de drenagem será passado para esse canal onde transborda no Alagado e o rio”, explicou o secretário de Infraestrutura Rodrigo Lima.

Antes mesmo da conclusão das obras, os serviços de pavimentação das ruas do entorno e o sistema de drenagem estão beneficiando a população que reside no Santa Helena e Santo Antônio. O vendedor ambulante Francisco das Chagas, há 20 anos reside nas imediações do canal e convivia com problemas durante as chuvas. Ele comemorou o avanço das obras que vão solucionar antigos problemas dos moradores.

Dando seguimento a importância de ouvir as reivindicações da população, o prefeito Allyson Bezerra destacou que a construção do Canal do Santa Helena é uma das grandes obras de engenharia da cidade de Mossoró. “Uma obra importantíssima de drenagem urbana, uma região que historicamente sempre sofreu com alagamentos e o descaso de não ter um sistema adequado de drenagem e água acabava entrando nas residências das pessoas. Quando assumimos essa obra e vimos que era importante fazer todo o trabalho para vencer essa burocracia, vencer esses trâmites e agilizar a obra. A nossa Secretaria de Infraestrutura do município fez todo um trabalho para adequar essa obra a realidade financeira, buscamos desburocratizar todas as questões que estavam travadas. Hoje, nós temos 80% da obra concluída e seguindo um ritmo acelerado. O que é mais significativo é que vamos poder oferecer para população uma obra de drenagem urbana e ela não vai mais sofrer nessa região com inundações, mas também com obras de pavimentação”, ressaltou o prefeito.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support