‘Canal do Santa Helena’ leva dignidade a um bairro esquecido
Obra alcança, hoje, 80% de conclusão e representa a realização de uma antiga reivindicação dos moradores do setor
Problemas antigos com soluções atuais. A ausência de estrutura básica que incluía a falta de drenagem e ruas sem calçamento que dificultavam o tráfego, até mesmo de pedestres, está se tornando temas ultrapassados no bairro Santa Helena. Um dos principais incômodos vivenciados pelos moradores do setor, a falta de um sistema de drenagem, que antes causava alagamentos e riscos à saúde, está em fase de conclusão. A obra está, hoje, com 80 % de serviços executados.
No início da tarde de hoje, 12, o prefeito Allyson Bezerra e a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) visitaram o local onde a obra está sendo realizada. Segundo informações técnicas da SEMURB, o canal de drenagem do Santa Helena vai atender, além dos moradores do setor, mais quatro bairros também serão beneficiados com a obra. O projeto também incluiu a pavimentação das ruas do entorno do canal e outros trechos do bairro.
O bairro Santa Helena, também conhecido como Conjunto Santa Helena, sempre foi taxado de ‘lugar esquecido’, onde as obras de urbanização não chegavam e os moradores se sentiam abandonados pela administração pública. Porém, esse histórico de descaso e falta de estrutura começa a mostrar um novo cenário. “Estamos efetuando hoje a concretagem de paredes e pisos para conclusão desse trecho da obra. O Canal do Santa Helena faz parte do sistema de drenagem completo do esgotamento da Bacia I e aqui são investidos R$ 13 milhões. Estamos com 80% desse canal praticamente executado com previsão de conclusão e entrega em dezembro deste ano. Esse canal traz benefícios para toda região do Santo Antônio, Santa Delmira, Barrocas e uma parte da Nova Betânia. Todo o sistema de drenagem será passado para esse canal onde transborda no Alagado e o rio”, explicou o secretário de Infraestrutura Rodrigo Lima.
Antes mesmo da conclusão das obras, os serviços de pavimentação das ruas do entorno e o sistema de drenagem estão beneficiando a população que reside no Santa Helena e Santo Antônio. O vendedor ambulante Francisco das Chagas, há 20 anos reside nas imediações do canal e convivia com problemas durante as chuvas. Ele comemorou o avanço das obras que vão solucionar antigos problemas dos moradores.
Dando seguimento a importância de ouvir as reivindicações da população, o prefeito Allyson Bezerra destacou que a construção do Canal do Santa Helena é uma das grandes obras de engenharia da cidade de Mossoró. “Uma obra importantíssima de drenagem urbana, uma região que historicamente sempre sofreu com alagamentos e o descaso de não ter um sistema adequado de drenagem e água acabava entrando nas residências das pessoas. Quando assumimos essa obra e vimos que era importante fazer todo o trabalho para vencer essa burocracia, vencer esses trâmites e agilizar a obra. A nossa Secretaria de Infraestrutura do município fez todo um trabalho para adequar essa obra a realidade financeira, buscamos desburocratizar todas as questões que estavam travadas. Hoje, nós temos 80% da obra concluída e seguindo um ritmo acelerado. O que é mais significativo é que vamos poder oferecer para população uma obra de drenagem urbana e ela não vai mais sofrer nessa região com inundações, mas também com obras de pavimentação”, ressaltou o prefeito.
