Imunização

Agendamento antecipa vacinação de idosos acima de 80 anos em Mossoró

Grupo começou a ser vacinado hoje nas unidades básicas de saúde visando evitar aglomerações ao longo da semana

A vacinação para os idosos do grupo de 80 a 84 anos, em Mossoró, que deveria começar apenas na segunda-feira, 8, teve início na manhã de hoje, 6, quando muitos idosos receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização segue o sistema de agendamento que está sendo adotado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nas UBS, o agendamento é feito por telefone, quando os agentes ligam para os idosos já cadastrados no sistema + Vacina, ou presencial feito pelos familiares. Na manhã de hoje, na Unidade Básica de Saúde, Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, localizada no bairro Barrocas, a felicidade dos idosos ao receber a primeira dose da vacina era visível.

Muitos precisaram ser vacinados dentro dos veículos por terem dificuldade de locomoção, como foi o caso da dona Maria Batista Monteiro, 82 anos. “Eu tô muito feliz porque vou tomar essa vacina. Agradeço a Deus e agora é só esperar para tomar a segunda dose”, relatou.  A idosa foi levada até a unidade pelo Neto Diogo Monteiro, que disse estar se sentindo aliviado por ver a avó sendo imunizada contra a covid.

Os relatos de satisfação e alívio também foram compartilhados por todos os outros idosos que estavam na unidade. Dona Maria das Dores da Silva e o Sr. Francisco Vitorino, ambos com 81 anos, disseram que estavam contando os dias para chegar a vez do grupo deles. “É só alegria receber a vacina e vai ficar melhor ainda quando a gente tomar a segunda dose, se Deus quiser”, declarou Francisco Vitorino.

ORGANIZAÇÃO

A diretora da UBS Dr. Ildone Cavalcante, Joyce Hayanny, explicou que, embora o calendário para este grupo está marcado para ter início apenas na segunda-feira, a antecipação para hoje, representa um ganho tanto para os idosos quanto para os profissionais de saúde que atuam na unidade. Segundo ela, como hoje é um dia que não existe outro tipo de atendimento, os profissionais se dedicaram exclusivamente a vacinação. “A ideia de antecipar para hoje foi visando organizar melhor a vacinação desse grupo e evitar aglomerações já que na semana, além da vacinação a unidade atende outros serviços”, explicou Joyce.

A vacinação na UBS Dr. Ildone Cavalcante teve início às 8h e atendeu a 60 idosos que haviam sido agendados previamente. Na segunda-feira, segue o calendário de vacinação para este grupo. O imunizante aplicado na unidade foi o Coronavac, cuja administração acontece em duas doses. A segunda dose está prevista para ser administrada no dia 2 de abril, podendo sofrer alguma alteração, segundo a direção da unidade. “Quando a gente vê a felicidade nos olhos dos idosos por receberem a imunização, nós também ficamos muito felizes em poder contribuir para levar um pouco de conforto para eles”, acrescentou Joyce.

Maria Batista foi vacinada dentro do carro por ter dificuldade de locomoção
Idosos demonstravam ansiedade e alívio por estar sendo vacinado contra a covid
Notícias semelhantes
Comentários
Loading...