Em Mossoró

Abrigo social devolve dignidade a moradores de rua

Unidade oferece abrigo, alimentação, orientação e segurança

Um local com acesso a um teto com cama e lençol, alimentação (café, almoço, janta e lanches), banheiros com direito a material de higiene pessoa e uma equipe de profissionais para prestar assistência a serviços de cidadania, saúde e jurídico. Essa é a radiografia do Abrigo Provisório de Mossoró, destinado ao acolhimento de pessoas que vivem em situação de rua no município.

Funcionando provisoriamente no prédio do Colégio Evangélico Leôncio José de Santana, que atende a alunos da rede municipal de ensino, o Abrigo de Mossoró, vem acolhendo vários moradores de rua que antes não tinham acesso a qualquer assistência básica.

Segundo a assistente social Sheyla Pedrosa, coordenadora do abrigo, a unidade está funcionando com um prontuário único do Serviço Social e da Saúde. De acordo com ela, foi elaborado um novo protocolo para receber esse público com procedimento de acolhida que contempla critérios objetivos. “Observando a experiência anterior no abrigo provisório, que foi inaugurado no ano passado, criamos um novo protocolo com critérios e objetivos que envolvem questões referentes a saúde e a condição social do usuário”, explicou.

Sheyla detalha que nesse novo protocolo são observados aspectos, como: se o usuário recebe algum tipo de benefício, se tem alguma comorbidade, se é portador de alguma deficiência. “Esses são os critérios que estamos usando nesse momento da triagem para receber as pessoas em situação de rua aqui no abrigo provisório”, ressaltou.

A assistente social reforça que as pessoas em situação de rua que procurarem o abrigo temporário, antes, passam por esta triagem, depois são encaminhadas para mais uma avaliação e se aprovadas dentro dos critérios exigidos, serão inseridas no programa de apoio oferecido pelo Abrigo Municipal. “Primeiros eles passam por uma triagem, feita por nós assistentes sociais do SEAS, depois são encaminhados para o acolhimento junto ao pessoal da residência multiprofissional e a partir daí serão inseridos aqui no abrigo”, detalhou Sheyla.

ESTRUTURA – No Abrigo Provisório Municipal, as pessoas que são aprovadas para serem inseridas, recebem um kit de higiene pessoal, tem acesso a uma cama com lençol, cinco refeições, sendo café da manhã, almoço, janta e mais dois lanches intercalados. Sheyla acrescenta que, na unidade os abrigados tem acesso a água, luz e são apenas cinco pessoas por cômodo. Além de um serviço de guarda realizado pela Guarda Civil Municipal. A coordenadora acrescentou também, que o abrigo recebe doações de roupas usadas para que sejam distribuídas com os abrigados. As doações podem ser feitas no próprio local.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support