Rock

Banda RIS – celebra quatro anos de sucesso levando rock e heavy metal aos palcos

Show para marcar a trajetória da banda acontecerá no próximo dia 10 de maio na Cervejaria Cabocla

Sábado à noite, meados de maio de 2021, mais precisamente às 22h, na Cervejaria Cabocla. Ao som de “The Final Countdown- Europe”, começava a trajetória de uma banda que trouxe a diferença nos palcos ao concretizar a ideia de resgatar clássicos do rock e do heavy metal. Estamos falando da RIS – Rock Internacional Songs, banda que reúne simplicidade, harmonia, talento, criatividade e ousadia. A banda vem conquistando admiradores e cultivando uma verdadeira legião de fãs de várias idades.

A RIS se posicionou de forma marcante no cenário musical local e se tornou uma das atrações mais requisitadas na atualidade, não somente em Mossoró, mas em várias cidades do RN e de estados vizinhos. E para comemorar essa trajetória de 4 anos em ascensão, a banda vai realizar um show de aniversário no próximo dia 10 de maio na Cervejaria Cabocla, onde tudo começou.

Idealizada pelo músico e professor de música Cléber Dimarzzio, com o aval de um dos mais talentosos e respeitados vocalistas da cena musical Patrick Raniery, a RIS tem na sua formação atual Cléber Dimarzzio (guitarra e vocal), Patrick Raniery (vocal), Dany Silva (vocal), Elison Duarte (bateria), João Carlos (baixo) e Paulo Vitor (Guitarra). No palco o entrosamento do grupo é visível e a harmonia que a banda transmite é absorvida de forma automática pelo público.

Para o mentor da RIS Cléber Dimarzzio, colocar esse projeto em prática foi muito desafiador, porém, os resultados superaram todas as expectativas. “Quando eu convidei Patrick para embarcar nesse projeto, sabia que não seria fácil porque temos na cidades outras bandas nesse seguimento, porém, quando decidimos montar o repertório já começamos fugindo do tradicional e incluindo músicas que normalmente não tocam nas rádios e não compõem o set list de outras bandas como: Metálica, System of a down, Avenged Sevenfold, Iron Maiden entre outras voltadas pro metal. Enveredar por esse caminho foi e continua sendo desafioado, mas o que me deixou seguro foi contar com a parceria de Patrick que assim como eu, queria fugir do óbvio, o projeto vem dando certo e pretendemos seguir nessa linha”, detalha Cléber.

Foto: Wilson Moreno

O PRIMEIRO SHOW

Sobre o primeiro Show da RIS, há 4 anos, Patrick Raniery lembra que naquele sábado a noite, em maio de 2021, a estreia da banda garantiu aos integrantes a aceitação que eles precisavam para continuar. “Naquela noite, chegamos como uma banda desconhecida, mas saímos ovacionados pelo público presente. Foi um momento marcante que nos impulsionou a continuar evoluindo. Nos bastidores, discutíamos intensamente sobre o repertório, buscando um equilíbrio entre o que nos representava individualmente como músicos e cantores e o que nos diferenciava das outras bandas do mesmo estilo. Essa busca por nossa identidade musical foi fundamental para definir nosso caminho”, destacou Raniery.

No repertório inicial, segundo Raniery, a banda executou Classic Rock e Heavy Metal, com canções de bandas icônicas como Europe, Bon Jovi, Nazareth, Century, Scorpions, Iron Maiden etc. “A reação do público era sempre positiva. Isso era natural, pois estávamos tocando os maiores clássicos do Pop Rock Internacional. A diferença era que nossa abordagem sempre foi personalizada, com cada membro da banda fazendo uma interpretação instintiva, sem se preocupar em copiar as bandas originais”, explica.

Composta por seis integrantes, a atual formação da RIS consegue transmitir emoções que vão muito além das canções que executam. Em cada show, a banda deixa muito claro que o protagonista sempre será o público e essa verdade exposta de forma “telepática” é compreendida de imediato e a resposta não poderia ser outra, a não ser a conquista de fãs de todas as idades. Do veterano roqueiro a crianças que se encantam com a energia e a personalidade completamente despida e sem maquiagem que a RIS consegue disseminar.

Foto: Wilson Moreno

ADMIRADORES

A personalidade e originalidade da RIS vem sendo responsável pela lista crescente de admiradores que, independente da idade, atribuem um alto nível a banda. “Indo pela primeira vez ao show da RIS eu fiquei encantada em muitos aspectos, não só pelo repertório da banda, mas também pelo carisma e presença de palco dos integrantes. O repertório deles resgata clássicos do rock e preserva a importância deles nesse meio da música e não há coisa melhor que isso. A RIS é muito importante, não só pra mim, mas para diversas pessoas de idades diferentes. É uma banda com integrantes muito talentosos que me inspira e vai continuar me inspirando. Eu só tenho a agradecer pela existência dessa banda e que esses quatro anos se multipliquem para que eles continuem inspirando e mudando vidas com a música. A música é tudo, ela acolhe e transforma vidas e se é pra fazer rock que seja com a raiz, com a coragem e com a verdade. Essa é a definição da RIS”, Ana Laura, 15 anos, fã da RIS.

Para o funcionário público que tem o rock nas veias Deusdedith Leite, conhecido pelos amigos como “Supla”, a RIS é uma banda que merece todo respeito pela qualidade do trabalho que executa. Acostumado a ver shows de bandas de rock além-fronteira, com muita autoridade, Supla coloca a RIS em um patamar elevado. “A RIS quando está no palco transmite muita energia, compromisso com a bela arte da música, uma pegada de palco que não fica a desejar em relação a grandes bandas que conheço no circuito norte\nordeste”, ressalta Supla.

Além de integrar a lista de admiradores da RIS, Supla também destaca o talento e a criatividade de Cléber Dimarzzio ao lembrar de cenas protagonizadas por ele. “Eu lembro de um episódio, nos primórdios dos anos 2000, mais precisamente em 2001, quando estava em um bar que existia por trás do museu do saudoso (Samuel) e em determinado momento chega aquele músico de cabelos longos e começa a executar o som de Iron Maiden em um solo de guitarra. Aquele fato inusitado, logo atraiu a atenção de todos que o rodearam. Aquela foi uma cena jamais vista e a qualidade do trabalho do Cléber é indiscutível”, declara.

Foto: Wilson Moreno

PALAVRA DE FÃ

“Eu conheci a banda RIS por indicação de um amigo. Eu e minha esposa estávamos procurando um lugar pra sair onde tocasse o estilo de música que gostávamos e fomos ver a RIS tocando. A qualidade, a simplicidade e a interação da banda com o público, nos encantou de uma forma que que minha esposa nos tornamos fãs. Gostamos tanto que minha esposa contratou a banda para tocar no meu aniversário. A RIS chamou tanto a atenção no meu aniversário, que as pessoas que passavam, queriam pagar ingresso pra curtir a banda”. Érico Vilaça.

“Sou um dos fãs da RIS, uma banda extraordinária que entrega o que a gente, o público do rock espera. Uma banda que tem um excelente cantor, uma excelente cantora, um guitarrista extraordinário, pra mim um dos maiores guitarristas de Mossoró que é o Cleber Dimarzzio. A RIS é extraordinária”. Ronne Praxedes.

“A banda RIS é composta por músicos de muito talento, é uma banda completa. Não deixa a desejar. Os integrantes têm uma interação muito boa entre eles e com o público, sem contar que o vocalista tem uma voz que se assemelha a do vocalista do ACDC. É uma banda que gosto muito, a gente vê que os integrantes fazem o que gostam, sentem prazer e a gente percebe isso. Sempre que possível, onde a RIS está eu dou um jeito de ir pra curtir o som desse pessoal”, Rhodolfo Medeiros – Moto Clube Insanos

“A RIS é uma banda que eu curto muito por que eles tocam Pink Floyd que sou muito fã e pelo metal que eles executam”. João Batista – Ex- jogador de futebol profissional

“Sou muito fã da banda RIS, o nosso moto clube curte muito o som que eles fazem. Eles tocam rock internacional de boa qualidade que tem à frente Cléber Dimarzzio, esse músico de longas datas. É sempre um prazer quando a banda vem tocar na nossa sede”. Wellington Costa – diretor do Moto Clube Lagartos do Asfalto.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support