INVERNO

Chuvas se intensificam no Estado

Meteorologistas da Emparn reúnem-se esta semana para estudar previsões com relação aos próximos três meses

As grandes precipitações pluviométricas que caem em todas as regiões do Rio Grande do Norte, pode estar assegurando a denominada Quadra Chuvosa  na região do semiárido nordestino. Em Janduis, no médio oeste, neste final de semana transposto os pluviômetros marcaram 130 milímetros. E o acumulado em outros municípios já faz com que pequenos reservatórios apresentem sangria.

Nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira ) respectivamente, acontece na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn),  a Reunião Climática, que faz a previsão para os meses de março, abril e maio de 2019, para o semi-árido nordestino. O meteorologista do órgão, Gilmar Bristot, explica que esse período – Quadra Chuvosa – geralmente se inicia na segunda quinzena de fevereiro.

Ainda de acordo com o serviço de meteorologia da Emparn, um dos fatores importantes para que as chuvas tenham ganhado intensidade é a presença do Fenômeno EL NIÑO fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos meses de fevereiro a maio. Um  outro importante fator, de acordo com Gilmar Bristot, para ter um bom inverno no interior do Estado, é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que provoca chuva no sertão nordestino.

FONTE: ASSECOM/EMPARN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support