No Dia internacional da Mulher atriz Tony Silva será homenageada
O tributo foi criado com o objetivo de exaltar mulheres mossoroenses que são referências em diversas áreas
Através de decreto municipal publicado na sexta-feira (4), no Jornal Oficial do Município (JOM), a atriz Tony Silva será a homenageada deste ano com o tributo Ana Floriano”. A homenagem será dedicada a artista local pela Prefeitura de Mossoró em cerimônia oficial no Palácio da Resistência nesta terça-feira (8), às 16h, Dia Internacional da Mulher.
Antônia Lúcia da Silva, conhecida no meio artístico como Tony Silva é atriz, professora e arte-educadora. A sua trajetória no cenário artístico de Mossoró já acumula participações nos principais eventos culturais do município. Na sua lista já participou de 70 espetáculos, como o “Chuva de Bala”, “Auto da Liberdade” e “Oratório de Santa Luzia”, atuando também em recitais, documentários e filmes.
A atriz é uma referência no meio artístico e cultural local, sendo reconhecida enquanto mulher e artista renomada. Dona de um talento incontestável e de uma voz inconfundível a arista passa a ser reverenciada também por meio do tributo, como personalidade feminina do município.
ANA FLORIANO – Mulher que liderou o Motim das Mulheres. Também conhecido como Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres. O movimento ocorreu no dia 4 de setembro de 1875, durante o Segundo reinado, na cidade de Mossoró-RN. Na ocasião cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas da cidade em passeata próximo à sede do jornal O Mossoroense, com o objetivo de protestar contra a obrigatoriedade do alistamento militar.
Armadas com utensílios domésticos, as mulheres invadiram repartições públicas e delegacias, fizeram um escrivão de refém e rasgaram papéis e documentos que convocavam seus filhos e maridos para o Exército ou para a Marinha. Durante o movimento Ana Floriano chegou a empunhar um espeto de ferro para defender a redação do jornal de mandantes de um político que queria impedir a publicação sobre o movimento.