Em Mossoró

Rede municipal faz adesão a programa federal de educação

Parceria garantira acesso a tecnologias para os gestores da Secretaria de Educação

A Rede Municipal de Ensino de Mossoró fez adesão ao Projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório de Inteligência Pública (PILab). 

Com a adesão, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), terá auxílio para a melhoria da qualidade da entrega dos serviços públicos por meio tecnologias para os gestores da Secretaria de Educação.

A gerente Pedagógica, Gilneide Lobo e o gerente de Planejamento e Avaliação, Mauro Marciel, da SME, participaram do Seminário Regional de lançamento do “Projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança”. Ao todo, são cinco seminários, um em cada região do país e, neste primeiro momento, são esperadas as adesões de até três mil municípios.

A ideia é que, a partir de um modelo estruturado de gestão e de governança, possa ajudar a comunicar e intervir na realidade, orientando o gestor na ponta e assim, melhorar sua decisão especialmente neste momento de pandemia no país.

A Prefeitura de Mossoró fez adesão ao projeto, que visa auxiliar os gestores na melhoria da alocação e execução dos recursos públicos, como também a ampliação da transparência na aplicação dos deles, no contexto da pandemia da Covid-19. “O projeto chega em momento oportuno, já que estamos no início de uma nova gestão e a formação atende ao que tem sido pautado como marca da gestão: a transparência das ações públicas”, destacou a gerente Pedagógica, Gilneide Lobo.

Nesta parceria, o projeto auxiliará os gestores das secretarias de educação dos municípios que aderirem por meio de um instrumento de gestão e governança denominado: REAGBr. O REAGBr foi desenvolvido para traduzir informações de domínio dos gestores municipais transformando-as em uma linguagem compartilhada que sirva para a gestão e governança de cada município.

De acordo com o Ministério da Educação, o acompanhamento e as capacitações serão executados pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública. Serão ofertados manuais simples para a execução das atividades. A implementação será sempre acompanhada passo a passo pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública em cada secretaria participante do Projeto. Todas as atividades serão on-line.

Dentre as ações viabilizadas está a tradução das informações contábeis, já de domínio de todos os gestores, para uma informação de custos. A informação baseada em custos permitirá a toda cadeia de serviço de Educação Básica se comprometer com a melhor alocação de recursos e a sua execução. A sala será o caminho para que os gestores possam se reconhecer e se apoiar por meio de um quadro das melhores práticas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support