Em Mossoró

Moradores de rua começam a ser vacinados

Imunização para este grupo foi iniciada na noite de ontem, 29, e seguirá por mais dois dias na cidade

As pessoas que vivem em situação de rua em Mossoró começaram a ser vacinadas na noite de ontem, 29. O trabalho de imunização deste grupo está sendo desenvolvido pelas Secretarias Municipal de Saúde e do Desenvolvimento Social e Juventude.

A imunização deste público-alvo está sendo realizada pela equipe do Consultório de Rua. De acordo com a coordenadora do programa, Aparecida Souza, 39 pessoas em situação de rua foram vacinadas, no primeiro dia. A vacinação para os moradores de rua vai se estender pelos próximos dois dias. “Ontem foram vacinadas 39 pessoas em situação de rua. A vacinação vai continuar hoje, 30, e amanhã, 31, e conforme a gente for cadastrando no RN Mais Vacina a gente vai sair com as vacinas a procura de mais integrantes deste grupo a partir das 17h30”, detalhou.

De acordo com Aparecida, 232 pessoas em situação de rua estão cadastradas. Elas são acompanhadas pelo Consultório de Rua. A coordenadora esclarece que o número de pessoas nessa situação em Mossoró é maior. “Nós temos cadastrados 232 moradores em situação de rua acompanhados e cadastrados conosco. Esses moradores são acompanhados semanalmente, mensalmente e quinzenalmente pela nossa equipe. A gente tem mais de 400 moradores em situação de rua, mas não estão todos cadastrados e acompanhados por nós da Saúde”, explicou.

A secretária do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda, destaca a importância da vacinação desse público por conta da vulnerabilidade apresentada para essas pessoas que vivem na rua. “Estou muito feliz com a vacinação desse grupo. Pois são pessoas que estão muito vulneráveis a vários tipos de doenças, em especial ao coronavírus. São pessoas que tem acesso limitado, por exemplo para banho, higiene pessoal. Por isso a imunização é muito importante para esse público”, ressaltou.

Janaína reforça para quem ainda não tomou a vacina, deve procurar a equipe do Consultório de Rua ou a equipe de abordagem social, vinculada ao Desenvolvimento Social, onde será feito um cadastro e a partir desse cadastro é que a pessoas estarão aptas a tomar a vacina. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a iniciar a vacinação da população em situação de rua. São estimadas 1.500 pessoas nessa situação em 20 municípios potiguares.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support