Apoio

Mulheres em situação de violência contam com patrulha especializada em Mossoró

Serviço é realizado pela Guarda Municipal com 18 guardas mulheres atuando diretamente na prevenção e contenção da violência contra a mulher

Os números da violência contra a mulher em Mossoró são considerados muito elevados e o município se destaca negativamente como sendo muito violento para as mulheres. Porém, a cidade dispõe de mecanismos especializados no combate a este tipo de violência visando reduzir esses índices. Um exemplo disso é a criação da Patrulha Maria da Penha, um serviço que está funcionando desde o dia 7 de dezembro do ano passado, voltado especialmente para o atendimento à mulheres em situação de violência.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Thiago Fernandes, esse é um trabalho que vem se mostrando como muito importante e está sendo desenvolvido com muita excelência na cidade. “Mossoró foi contemplado com mais esse aparelhamento de segurança que temos muita satisfação em divulgar por ser um trabalho muito essencial para as mulheres”, declarou Thiago.

O serviço da Patrulha Maria da Penha em Mossoró pode ser solicitado pelo Disk Maria da Penha através do número 153. A ligação é gratuita e pode ser feita de telefones fixos e celulares. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, o pelotão Maria da Penha atua 24 horas com duas viaturas e a guarnição consta de 18 guardas civis mulheres.

A Patrulha Maria da Penha é comandada pela GCM Jamile, que ressalta a importância do serviço para as mulheres em Mossoró. O pelotão realiza ações que vão desde a fiscalização de medidas protetivas expedidas pela justiça ao atendimento de solicitações feitas por mulheres que estão em situação de perigo.

Segundo a GCM Jamile, a patrulha realiza visitas às mulheres com medidas protetivas de urgência expedidas pelo judiciário com o objetivo de garantir o cumprimento por parte do agressor. “Atuamos também de forma ostensiva, realizando o patrulhamento no entorno das residências das vítimas e atendemos as ocorrências de violência doméstica quando as solicitações são feitas à Central da GCM pelo Disk 153”, detalhou Jamile.

Para a GCM Jamile, a Patrulha Maria da Penha representa uma conquista muito importante para as mulheres em Mossoró, em especial para as vítimas de violência que podem contar com um serviço especializado. “É uma conquista relevante para as mulheres em situação de violência porque elas se sentem mais seguras com a presença da patrulha, proporcionando proteção e tranquilidade a elas e as suas famílias”, acrescentou.

A GCM Jamile ressalta ainda que a Patrulha Maria da Penha trabalha em parceria com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Mossoró. Ela explica que, o juizado envia para a patrulha as medidas protetivas de urgência com as informações da vítima, e a partir das informações é iniciada a atuação da patrulha para garantir o cumprimento das medidas.

Desde o início do funcionamento, a patrulha Maria da Penha já registrou a assistência a 120 mulheres com medidas protetivas de urgência, com visitas para garantir o cumprimento. Até o mês passado, foram registrados também quase 50 solicitações de assistência a mulheres que estavam sofrendo violência. De acordo com o comando da patrulha, os bairros com maior incidência de ocorrência de violência contra a mulher que solicitam o serviço da Patrulha Maria da Penha, são: Santo Antônio, Alto de São Manoel e Abolições. O trabalho da patrulha acontece na zona urbana e rural.

Segundo a GCM Jamile, o maior número de ocorrências ocorre nos fins de semana e nos horários a partir das 22h. Jamile também ressalta a satisfação da patrulha em realizar ações para combater a violência contra a mulher em Mossoró. “Sentimos que as mulheres se sentem mais seguras por contar com um serviço especializado para atender a elas e o fato de ter mulheres na guarda no momento do atendimento, reduz também o constrangimento das vítimas. Para nós que atuamos na patrulha, é muito gratificante saber que estamos contribuindo para reduzir a violência contra as mulheres”, declarou Jamile. O serviço da Patrulha Maria da Penha atende no sistema 24 horas e pode ser solicitado pelo telefone: 153.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support